logo paraiba total
logo paraiba total
redação do enem
Foto: Divulgação/Assessoria

Cerca de metade da turma do 3º ano do Colégio GGE de JP tira acima de 900 na redação do ENEM

Destacando-se na turma, a aluna Kailane Alves alcançou a maior pontuação na redação, obtendo 960 pontos.

19 de janeiro de 2024

No dia 16 de janeiro, o Colégio GGE de João Pessoa celebrou um feito notável com os resultados do ENEM 2023, especialmente entre os alunos do 3º ano. Quase metade da turma do 3º ano conseguiu notas acima de 900 na redação.

O tema da redação do ENEM 2023, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, exigiu uma análise aprofundada e sensibilidade para discutir questões cruciais da sociedade contemporânea.

Destacando-se na turma, a aluna Kailane Alves alcançou a maior pontuação na redação, obtendo 960 pontos. Com apenas 17 anos, Kailane expressou sua satisfação e surpresa diante do resultado, atribuindo parte do seu sucesso à facilidade em argumentar o tema proposto.

“Fiquei muito feliz e realizada, por um momento, meio surpresa, porque o tema desse ano foi muito fácil de tangenciar”, afirmou Kailane, que pretende cursar Direito.

A dedicação intensificada aos estudos foi um ponto destacado pela aluna, especialmente devido à concorrência acirrada no curso desejado. Além disso, ela reconheceu a contribuição valiosa do projeto RediGGE para aprimorar suas habilidades de redação.

“O projeto RediGGE foi fundamental, pois realmente ajuda a exercitar e ampliar o leque de repertórios”, afirmou Kailane.

Como funciona o projeto que impulsa as nota do ENEM

O RediGGE é um projeto exclusivo do Colégio GGE que tem como objetivo estimular a prática de elaboração de textos e aprimorar as técnicas de redação, que são corrigidas com base nos critérios do ENEM. Os alunos participam deste projeto do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio

A coordenadora do RediGGE, professora Fernanda Nascimento, explicou o funcionamento desse projeto que desempenhou um papel crucial no êxito dos estudantes.

“O RediGGE é padronizado, do 6° ao 9° ano, no qual acontece uma vez por mês. No 3º ano do Ensino Médio, o que a gente intensifica são trabalhos com simulados, que também abordam conteúdos de redação, além de atividades de redação, que a gente passa durante toda a semana. Então, no 3º ano, intensificamos com os alunos o trabalho de redação com outras estratégias”, disse.

A aluna Kailane, detentora da pontuação mais elevada na redação da turma, compartilhou que encontrou facilidade ao abordar o tema proposto este ano. A professora, por sua vez, detalhou como o RediGGE abordou diversos eixos temáticos de maneira abrangente.

“Nós trabalhamos vários eixos temáticos, vários aspectos que são mais amplos, como por exemplo, a mulher na sociedade. Também trabalhamos muito em relação aos 80 anos da CLT, que está bem atrelado a esse tema de invisibilização de certos trabalhos, que nem são acobertados pela lei, nem são vistos pela sociedade. Dessa forma, com ampla diversidade de repertório, os alunos conseguem associar e desenvolver um ótimo texto”, concluiu Fernanda.

Fonte: Assessoria