logo paraiba total
logo paraiba total
Como aproveitar a black friday para comprar viagens

Wanderlust AÍ Vamos Nós, por Vanessa de Melo: A polêmica sobre viagens promocionais: é golpe ou foi azar?

24 de agosto de 2023

Olá viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Estou ansiosa com duas viagens que devo fazer em breve e são simplesmente vivências inéditas que vou trazer para você saber que tudo é possível, inclusive realizar sonhos inesperadamente. Esteja sempre pronto porque pode ser hoje!

No entanto, como jornalista de turismo e experiências não poderia deixar de comentar sobre a polêmica atual do Brasil relacionada a uma empresa que estava vendendo viagens com valores promocionais para destinos, principalmente na Europa e que algumas semanas antes dos clientes começarem a voar cancelou as compras sem direito a remarcações. Eles estavam querendo dar um voucher, que teria que ser usado com a própria empresa, (como se você fosse querer usar a empresa novamente correndo o risco de ter outra péssima experiência de cancelamento). Milhares de pessoas entraram na justiça e devem ter parte do problema solucionado, mas o trauma não tem preço e o prejuízo vai além do valor da passagem adicional que tiveram que comprar.

Vou explicar para você viajante uma coisa que talvez não tenha observado ou ainda não tenha vivido. Essa prática de vender uma passagem, por exemplo, sem emitir o bilhete não é exclusividade dessa empresa que aconteceu esse problema. As empresas aereas também vendem, por exemplo, passagens que excedem os lugares do avião, a prática, neste caso se chama overbooking e é ilegal (mas seguem fazendo e pronto!).  O que essas duas ilegalidades acarretam: o passageiro não viaja no voo que comprou e pode ter todo seu planejamento estragado e ter a pior experiência de viagem: não viajar.

Obviamente que a punição para as empresas são diferentes porque são casos distintos, mas no final quem se prejudica é o viajante que sonhou, planejou, comprou, pagou por várias experiências e vai ter muita dor de cabeça até resolver os problemas, criando um trauma enorme na vida e da família se estava com eles na viagem.

Um dos motivos de fazer check in online e também chegar cedo no aeroporto é que você pode evitar ser um dos últimos e consequentemente ser a vítima da vez que vai ter que esperar outro voo para embarcar. Eu vi muita gente, centenas de pessoas passando por isso, em diversas empresas aéreas. Alguns, cientes dos seus direitos conseguiam a solução, mesmo que não satisfatória para breve, mas outras eram enganadas e esperavam horas para ter aquele atendimento terrível de quem não quer resolver seu problema nem tão cedo para ganhar tempo.

Sobre Vanessa de Melo Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.

Primeira e segunda dica quando comprar uma passagem aérea: tenha a oportunidade de ter a certeza do dia, assento e hora do seu voo, não permita que outra pessoa decida por você, porque seu planejamento depende disso para começar dando certo! Sabe aquela taxa de reserva de assento? Pois é, não deveriam cobrar, mas reserve porque você será ressarcido caso você não embarque por overbooking.  É mais uma prova para a justiça da prática abusiva da empresa. Terceira dica: só compre hotel e outras experiências quando tiver essa certeza e com opções de cancelamento gratuito.

Eu já obtive benefício de funcionário de empresa aérea que pode embarcar em voos sem pagar passagem ou por um preço bem abaixo do normal (standby), mas sabe qual é o problema? só embarca se tiver lugares sobrando e muitas vezes isso causa um trauma gigante no viajante porque não é possível planejar quase nada antecipadamente. É bom em alguns momentos, mas era bem complicado e triste quando dava errado. E essa situação me fez pensar na ingenuidade das pessoas que compraram esses bilhetes que foram cancelados. 

Esses consumidores não tinham o bilhete e não sabiam exatamente se iriam conseguir viajar na data escolhida porque só saberiam próximo da data pré-selecionada o dia certo da viagem. No entanto, eles planejaram toda a viagem, reserva de hotel, passeios, aluguel de carro etc. Com a compra cancelada e para não perder as outras coisas adquiridas, muitos compraram  voos em cima da hora para viajar, pagando às vezes três vezes mais do que o valor da passagem promocional e o prejuízo ficou enorme (financeiro e emocional). Quando tinha esse benefício que falei acima eu fechava o hotel quando chegava na cidade porque esse era o único momento que tinha certeza que iria chegar (quando já tinha chegado ao destino).

Por isso viajante deixo aqui minha solidariedade aos que estão passando por esse problema com essa empresa de venda de bilhetes promocionais e também aos que sofreram com overbooking e também foram lesados, desejo que sejam ressarcidos, mesmo que só financeiramente, porque o trauma fica para vida, mas que também sirva de alerta para não acontecer nem com eles e nem com ninguém. Não estamos livres destes problemas no futuro, então tentem evitar ficar em risco e busquem sempre seus direitos.

Vou dizer algo aqui e não fiquem chateados: procurem saber antes de comprar uma passagem como está aquele voo em relação a número de passageiros, oscilação de preço, valores de datas naquele mês e observem: caso os voos estejam caros e muito cheios, há uma probabilidade que se você comprar passagem neste tipo de modalidade você ficará sem voar porque a empresa não vai ter assento disponível para aquela empresa comprar mais barato e você não vai conseguir embarcar, eles vão cancelar porque não vão ter esse prejuízo, então busque também não ter.

Viajar é maravilhoso e pode ser uma experiência inesquecível, mas tenha cuidado sempre viajante para não cair em problemas que você pode evitar!

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós fica por aqui, na próxima semana trago umas novidades que você viajante vai gostar no que se refere ao nosso conteúdo! Aguarde!

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.