logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]

Ibovespa fecha em queda e se afasta de máxima do ano com exterior e andamento do arcabouço no Senado

Texto foi apresentado em Comissão de Assuntos Econômicos do Senado; gastos com Fundeb e ciência foram deixados de fora do limite de gastos

20 de junho de 2023

O Ibovespa fechou em queda e o dólar em alta nesta terça-feira, 20, influenciados pelo tom negativo no exterior e pelo andamento do novo arcabouço fiscal no Senado. Investidores também aproveitaram o pregão desta terça para realizar parte dos lucros recentes, após a bolsa ter alcançado a máxima do ano na véspera e o dólar ter atingido a mínima.

Ibovespa e dólar hoje

Ibovespa: – 0,20%, 119.622 pontos
Dólar: + 0,43%, R$ 4,796 

No Senado, o relator da proposta, Omar Aziz (PSD-AM), apresentou a principal alteração, que foi a exclusão das despesas com Fundeb e ciência do limite de gastos do arcabouço fiscal. O texto foi debatido na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa nesta terça e será votado pela CAE nesta quarta-feira, 21.

Embora a bolsa e o câmbio tenham reagido negativamente às mudanças apresentadas pelo relator, tanto o Ibovespa quanto o real fecharam distantes das mínimas da sessão.

No mercado, há grande expectativa em relação à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) nesta quarta-feira. O consenso é de que o Copom mantenha a Selic em 13,75%, mas altere o comunicado para sinalizar a possibilidade de corte de juros nas próximas reuniões.

Dados de inflação brasileira mais baixos do que o esperado têm favorecido essa perspectiva. Nesta terça-feira, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) surpreendeu positivamente, com queda de 1,78% na segunda prévia de junho, em comparação com a queda de 1,50% no mesmo período de maio.

“Esses dados fortalecem a possibilidade de termos um ciclo rápido e intenso de corte de juros”, disse Jerson Zanlorenzi, head da mesa de ações e derivativos, em call com investidores.

“O Copom poderá ser o grande gatilho para o Ibovespa. O mercado quer esperar a decisão para entender melhor os próximos passos da política monetária”, disse Eduardo Rahal, analista-chefe da Levante Corp.

Vale derruba índice

A queda das ações da Vale (VALE3), que tem o maior peso no Ibovespa, foi a principal responsável pela queda do índice. Os papéis caíram mais de 2%, seguindo a desvalorização do minério de ferro na China. Nesta madrugada, o banco central da China cortou sua taxa básica de juros em 10 pontos-base para 3,65%, como forma de conter a desaceleração da economia chinesa. No entanto, os investidores esperavam por um corte mais intenso.

Maiores altas do Ibovespa

  • Raízen (RAIZ4): + 4,53%
  • BRF (BRFS3): + 4,87%
  • Engie (ENGI3): + 4,28%

Maiores quedas do Ibovespa

  • Braskem (BRKM5): – 2,91%
  • Embraer (EMBR3): – 4,65%
  • Vale (VALE3): – 2,58%