Wanderlust Aí Vamos Nós, por Vanessa de Melo: Turismo desportivo está em alta no Brasil e no mundo!
29 de março de 2023
Olá viajante! Como está o planejamento para próxima viagem? Será uma aventura? Ou vai participar de uma corrida? ver um jogo de futebol ou outro esporte? Ou melhor: uma trilha, com banho de cachoeira no final? Independente da sua escolha, sabia que existem muitos eventos ligados ao esporte até perto de você, aí no seu Estado? Pois fique sabendo.
Tenho vários amigos e principalmente amigas que me inspiram e sigo suas postagens para um dia, em breve, começar a praticar esporte e voltar a ter mais qualidade de vida. E sabe o que observo com maior frequência? Que muitos estão indo competir, vão em busca de aliar viagem a um esporte que gostam, seja corrida, natação, trilha, escalada, ou até mesmo ver partidas de futebol.
Eu sou um exemplo disso, quem me conhece sabe que a primeira vez que fui a São Paulo foi para assistir a um jogo do Palmeiras em 2009, mas já tinha ido em Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará para ver meu time jogar. Eu não sou a única. Muitos amigos seguem fazendo isso. E o mundo está olhando com mais carinho para este tipo de viajante: turismo de desporto ou de esporte como queira.

Minhas amigas estão viajando pelo Nordeste e até foram para corridas em outras partes do país, algumas até para o exterior. Algo muito legal poder aliar uma viagem a outra paixão: o esporte. A cidade de Valência, na Espanha estará sediando esta semana um evento para debater esse tipo de turismo e como fortalecer essa modalidade de colocar os pés bem longe de casa para curtir seu esporte favorito. Obviamente é uma coisa boa porque vai desenvolver rotas já conhecidas, mas também introduzir onde não é, toda a estrutura para receber competidores, espectadores, imprensa, e todos os que vivem naquela cidade para melhor atender às demandas daqueles visitantes e que eles possam voltar em outro momento, divulgar para amigos e familiares as boas experiências que viveram naquele destino, mesmo que eles não sejam amantes de algum esporte.
Quando viajava para ver estes jogos ficava no mínimo 2 ou 3 noites e como jornalista aproveitava para fazer minhas reflexões e quando possível publicava matérias sobre não apenas a partida, mas como a rede hoteleira, restaurantes, eventos na cidade voltados para cultura, entre outras opções para lazer estavam atreladas aquela demanda que variava entre mil e 5 mil torcedores que não moravam naquela cidade e iriam aproveitar para esticar a viagem por pelo menos mais um dia.
Minhas amigas corredoras que viajaram ano passado para a cidade de Bonito em Pernambuco me disseram que a cidade se preparou com antecedência para o evento e por mais que seja um destino conhecido, se adaptou para aquela demanda diferente para causar uma boa impressão e é claro que elas voltaram depois para fazer outro tipo de viagem e levaram amigos e familiares.

O que falta para as cidades se prepararem para receber esses turistas, os eventos e se destacarem no calendário de programação esportiva? Cada gestor de turismo deve pensar nesse braço desse setor com mais carinho e intensificar ações em conjunto com toda a rede para intensificar o trabalho e atrair esse nicho de viajantes que gostam de aventura.
Aqui como jornalista tenho a missão de divulgar que existe o turismo de desporto e cada dia mais se desenvolve, mas cabe aos governo e seus gestores de turismo trabalharem para desenvolver essa potencialidade em cada cidade, Estado e região. Rotas e circuitos atrelados com esses eventos, promoções, excursões junto aos grupos atrelados a cada esporte e esse setor tem muito para crescer na Paraíba, Nordeste, no Brasil e no mundo.
Eu amo viajar para ver uma competição esportiva, unir o meu amor pelo esporte ao turismo é bom demais e desejo que esse seja um sentimento de cada vez mais viajantes e pessoas que cuidam do turismo para poder desenvolver esse braço forte e que tem muito futuro.

E você viajante já conheceu um destino por causa de um esporte? Me diz qual! Desejo que se não o fez, faça em breve e avise aos amigos para irem junto nem que seja para participar de uma corrida de kart ou uma partida de vôlei, ou competição de skate ou kitesurf.
A sugestão desta semana para você viajante foi essa, na próxima tem mais! Turismo de eventos/shows! Vamos falar de Coldplay e muito mais! Aguarde!
Sobre Vanessa de Melo
Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.