logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]
Wanderlust Aí Vamos Nós, por Vanessa de Melo: Desvenda alguns destinos através de rotas e passaportes guias

Wanderlust Aí Vamos Nós, por Vanessa de Melo: Desvenda alguns destinos através de rotas e passaportes guias

16 de março de 2023

Olá viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Aqui estamos estudando a viabilidade de visitar em breve alguns destinos e experiências que ficamos a conhecer, ainda não pessoalmente, nos eventos Wine & Travel Week e A Bolsa de Turismo de Lisboa. Oportunidade de aprender mais e experimentar o que os lugares têm a oferecer a nós viajantes, simplesmente amei os dois e recomendo muito para quem mora em Portugal participar em 2024. É imperdível ter tantas possibilidades em um só lugar. 

Enquanto as viagens não acontecem, não vamos ficar parados, vou trazer aqui muito conteúdo advindo destes eventos tão repletos de informações e você viajante vai gostar muito. Siga acompanhando que tem muito mais!

Na coluna desta semana não podia deixar de observar alguns instrumentos de organização e divulgação de destinos e experiências: as rotas e passaportes guias/roteiros. Eu achei muito útil e até trouxe para casa!

Sobre Rotas vou citar algumas que temos aqui em Portugal: Rota dos vinhos de Portugal, Rota das 12 Aldeias Históricas, 27 localidades na Rota das Aldeias de Xisto, o percurso da N2 com 35 paradas para carimbar o passaporte, que já trouxe informações aqui em colunas passadas, mas que ainda não fiz, num futuro próximo vamos fazer e trago em detalhes; Rota Vicentina e muito mais. Não apenas no continente, mas também nas ilhas da Madeira e Açores.

São rotas para se fazer como desejar e na velocidade que escolher, seja a pé, moto, carro, bike, motorhome que aqui se chama autocaravana, trem e barco. Algumas têm estímulos adicionais como um passaporte onde você pode ir carimbando conforme vai passando nas cidades onde possuem o posto de turismo, como a N2 e o Passaporte do Douro que abrange 19 municípios e se conseguir completar antes de um ano do primeiro carimbo ainda ganha um vinho personalizado com seu nome, além das experiências ainda tem esse bônus maravilhoso. Simplesmente inesquecível!!! e Imperdível!

No entanto, não ache que passaporte com rotas e roteiros com pontos de interesse são exclusividade do Turismo Português. Nosso Brasil também tem alguns modelos semelhantes e tão maravilhosos quanto. Aqui deixo as sugestões de Fortaleza e Porto Seguro. Eu amei os materiais tanto no que diz respeito a qualidade como a finalidade dele para divulgar o turismo e fazer a pessoa se interessar como viajante por cada sugestão a visitar. 

As informações estão bem completas com possibilidade de ver fotos, roteiros e não apenas fisicamente, mas também através do celular. Depois é só carimbar e seguir para o próximo ponto de interesse. Algo para guardar e recordar depois de usar como base para passeios.

O Brasil tem se aperfeiçoado nesse sistema de rotas onde as cidades vão se unindo para formar um grande mapa de experiências. Restaurantes, alojamentos, municípios e demais setores ligados ao turismo e atividades estão se unindo para isso e na nossa Paraíba temos muitos exemplos como a rota do Caminhos do Frio a mais consolidada de todas, mas temos ainda o Roteiro das Águas, em Itapororoca, Trilha dos Potiguares no Litoral, Destino Brejo, Rota de Turismo Vale dos Sertões e muito mais.

Fico feliz que o turismo tem muito o que nos oferecer e de muitas maneiras desde experiências com artesanato, ligação com história, natureza, moradores e suas vivências, pontos de interesses lindos, prática de esportes, cultura, gastronomia e outras oportunidades para fazer o nosso próprio caminho e experimentar o que encontramos nele.

Nossa coluna por hoje fica por aqui! Que o desejo enlouquecedor de viajar, o famoso Wanderlust, tenha mordido você viajante e desperte sua vontade de desbravar todas as possibilidades perto e longe da sua casa! Até a próxima semana!

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.