Projeto com jogos de Educação Financeira atinge a marca de 1 milhão de alunos na Paraíba
Com inscrições abertas para novos municípios, a iniciativa do Instituto Brasil Solidário, já representa participação de 18,78% dos alunos de toda a rede pública da Paraíba
14 de março de 2023
Alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio apontando soluções e conceitos práticos da educação financeira para a melhoria de suas comunidades. Essa é uma realidade presente em escolas públicas de todo o Brasil a partir do projeto com jogos de Educação Financeira, do Instituto Brasil Solidário (IBS), criado em 2017. A ação inicia 2023 com a marca de mais de 1 milhão de alunos beneficiários em 292 municípios de todo o país.
O Estado da Paraíba foi um dos primeiros a receberem as ações do projeto com escala a nível estadual, que hoje representa 79 cidades beneficiárias, contando com o apoio e parceria da UNDIME-PB. Somando grandes resultados de impacto, envolvendo desde propostas inovadoras de empreendedorismo sustentável com alunos ainda nos anos iniciais, até famílias transformadas pelo aprendizado dos filhos em sala de aula, o projeto já atende 18,78% dos alunos de toda a rede pública da Paraíba, alcançando 106.141 alunos das escolas públicas.
Além das ações nacionais, a iniciativa do IBS conseguiu ultrapassar as fronteiras do País, alcançando outras escolas da América do Sul, a exemplo do Chile Colômbia e Uruguai. O apoiode uma aliança formada por empresas viabiliza a expansão do projeto no Brasil e América Latina e tem como membros Bank ofAmerica, Citi Foundation, Instituto XP, Bayer, B3 Social, Ypê, Seacrest Petróleo, entre outros, além de pessoas físicas.
A ação proporciona não somente a melhoria dos índices do ensino público no Brasil, como a transformação das vidas dos alunos participantes e seus familiares, além dos professores e orientadores do projeto. Graças às atividades realizadas por meio do projeto, crianças e adolescentes aprendem conceitos básicos de finanças pessoais, como a necessidade de poupar dinheiro.
Os efeitos da falta de planejamento e organização financeira comprometem ainda de forma significativa a qualidade de vida das pessoas, independente da renda familiar. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,9% das famílias declararam ter dívidas no ano passado – sete pontos percentuais a mais do que em 2021 (70,9%), recorde histórico. A inadimplência também atingiu seu mais alto nível, 28,9%. Os impactos da falta de planejamento e educação financeira ainda prejudica a saúde mental dos brasileiros e é um dos fatores de maior causa de evasão de alunos do ensino superior.
“Falar de educação financeira é tratar também sobre a economia sustentável, a importância das energias renováveis, do cuidado com o meio ambiente. Então, estamos falando de um tema transversal que precisa ser reforçado dentro das escolas. Esse conhecimento tem mudado o comportamento dos alunos e as realidades de suas famílias”, afirma o presidente do IBS, Luis Salvatore.
Em celebração à marca de 1 milhão de alunos beneficiários, oIBS ainda disponibiliza por meio do seu canal no Youtube (www.youtube.com/@BrasilSolidario), uma série de vídeos documentais com histórias e depoimentos de personagens, entre educadores e alunos de diversas regiões do Brasil, sobre o impacto das ações do projeto nas escolas e em toda a comunidade acadêmica, além do portal da transparência (www.vamosjogareaprender/1milhao) com informações, números e dados estatísticos sobre as ações do projeto em todo território nacional.
Escolas públicas da Paraíba se destacando em Prêmio Nacional
Da “Roliúde” nordestina, em Cabaceiras (PB), para inspiração em todo o Brasil! O Prêmio Nacional “Educação Financeira Transforma”, do Instituto XP, conta com duas finalistas – categoria aluno e educador – representantes do sertão da Paraíba, que são multiplicadoras das ações promovidas pelo projeto com os jogos de educação financeira.
Na categoria “Aluno”, a talentosa Maria Clara Cândido, de apenas 13 anos de idade, é uma das finalistas, diante do trabalho talentoso de empreendedorismo sustentável com suas pulseiras artesanais e até palestras em seminários e eventos locais reforçando sobre o consumo consciente. A estudante montou seu próprio espaço de produção de pulseiras utilizando o couro que seria descartado no ateliê do seu pai. Com o trabalho realizado no ateliê, Maria Clara já é convidada para dar palestras de empreendedorismo na região e participar de feiras municipais de artesanato.
Vídeo: https://youtu.be/68VIIwo3JCw
Já a educadora Rosilene Nunes, que é embaixadora das propostas do projeto desde 2019 com os jogos na região, foi o destaque na categoria “Professor”, ressaltando os trabalhos já iniciados e multiplicados até em comunidades vizinhas, como a cidade de Esperança (PB), onde ela desenvolveu e aplicou 44 planos de aulas que passaram a integrar o currículo escolar das escolas de ensino público do município, além da mobilização em todo o Estado da Paraíba junto a parceria com a UNDIME, alcançando 79 municípios na região.
Para esta edição, o Prêmio Educação Financeira Transforma, recebeu mais de 600 inscrições, dos 26 estados do Brasil. Os finalistas passam agora para a fase de votação popular, que pode ser realizada até o dia 19 de março, direto no site do Prêmio:
https://www.premioeducacaofinanceira.com.br/finalistas
Inovação e aliança inédita pela educação financeira
Educação Financeira e Sustentabilidade: A inovação esteve presente desde os primeiros passos do projeto que, ao longo de sua trajetória iniciada em 2017, sempre buscou se reinventar. O material foi desenvolvido alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo temas como alimentação saudável, conta de luz, mobilidade urbana, reciclagem, energias renováveis, nas cartinhas do jogo, ou seja, assuntos que fazem parte do cotidiano dos alunos e que estão presentes em sua rotina.
Aliança Solidária: A proposta conseguiu mobilizar uma frente de “Aliança pela Educação Financeira”, contando com apoio de instituições privadas – algumas delas vistas até como “concorrentes” -, unidas pelo mesmo propósito: o de contribuir para a formação de gerações mais conscientes e com amplas oportunidades no desenvolvimento social e econômico de sua comunidade. Além dos parceiros citados, aaliança conta ainda com nomes como Grupo Ultra, John Deere, Machado Meyer Advogados, Veirano Advogados, Palmeirinha Ação Social e Companhia Petroquímica do Nordeste (COPENOR) e tambémcom importantes doações de pessoas físicas.
Tecnologia e Acessibilidade: Durante o período da pandemia,o jogo Piquenique ganhou uma adaptação para uma plataforma online, em formato de “game”, disponível na versão em português e espanhol. Em 2022, fortalecendo a inclusão e acessibilidade dos estudantes, começou o projeto-piloto de Libras para o jogo, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial (EMEFE) Caminhos do Aprender, de Bento Gonçalves/RS, além dos conteúdos na plataforma formativa EAD, com uso da ferramenta Handtalks.
Inscrições abertas
Em 2023, o projeto segue para uma nova etapa de expansão, já abrindo para o cadastro de adesão de novos municípios. As cidades interessadas podem entrar em contato por meio do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelos canais do Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde há o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN). O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br