logo paraiba total
logo paraiba total
No Brasil, apenas 38% das mulheres ocupam cargos de liderança

Dia da Mulher: no Brasil, apenas 38% das mulheres ocupam cargos de liderança. Profissionais que empreendem na Paraíba buscam mudar esse cenário

Atuando nas mais diversas áreas, elas demonstram força, resiliência e são inspiração para muitas outras mulheres

8 de março de 2023

Celebrado neste dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é mais do que um momento para homenagens. É também um tempo para reflexão acerca do papel da mulher na sociedade. Cada vez mais presentes e atuantes no mercado de trabalho, as mulheres ainda possuem uma longa trajetória a percorrer em busca de igualdade de espaços, valorização e reconhecimento.

Segundo o relatório Women in Business 2022, da Grant Thornton, no Brasil, apenas 38% das mulheres ocupam cargos de liderança. Já uma pesquisa do Sebrae, divulgada na última terça-feira (7), aponta que de um total de 30 milhões de donos de negócios brasileiros no 3º trimestre de 2022, somente 34,4% destes tinham à frente uma mulher.

Os dados não são meros números, mas representam uma cultura de segregação de gênero, a partir de estereótipos enraizados ao longo de décadas na cultura brasileira. Apesar de um número relativamente inferior de lideranças femininas no mundo corporativo, os dados também apontam para uma mudança de realidade que precisa ser cada vez mais debatida e combatida.  

Na Paraíba, mulheres de diversos lugares do país, são donas do próprio negócio, ocupam cargos de liderança e têm contribuído para essa mudança de perfil do universo corporativo. Confira, abaixo, o perfil de algumas destas mulheres, que têm dado oportunidade a outras mulheres, incentivado e buscado fortalecer a luta por justiça e igualdade no ramo dos negócios.

No Brasil, apenas 38% das mulheres ocupam cargos de liderança

Andréia Barros

Há 16 anos morando em João Pessoa, na Paraíba, a mineira de Juiz de Fora, Andréia Barros, é diretora da Vivass Assessoria & Comunicação, agência-boutique focada em assessoria de imprensa e relações públicas para empresas e eventos – seu principal negócio. Ela é editora do portal Paraíba Total – o primeiro site de economia, mercado, negócios, empreendedorismo do estado -, e membro da Abrajet – Associação dos Jornalistas de Turismo seccional Paraíba e da diretoria da API – Associação Paraibana de Imprensa.
Andréia tem em sua essência a missão de oferecer oportunidades às mulheres como uma forma de promover o empoderamento feminino. Com esse propósito, a Vivass é uma empresa feminina, feita exclusivamente por mulheres.

Aldimar Wanderley

Aldimar Wanderley é diretora e fundadora do Colégio Primeiro Mundo – escola com mais de 40 anos de história, especializada em Ensino Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Enfermeira por profissão e professora por vocação, ela possui pós-graduação em Psicopedagogia e uma vasta experiência em Educação voltada para o ser humano, com atenção às necessidades socioemocionais dos pequenos, contato com a natureza, xadrez e formação bilíngue.

Marcela Fujiy

Graduada em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Marcela Fujiy já trabalhou em empresas multinacionais e agora lidera um negócio reconhecido nacionalmente por meio de uma gestão inovadora, horizontal e autônoma. Palestrante Internacional já visitou 50 países, realizou maratonas e trouxe de volta não apenas várias medalhas, mas também o vigor daqueles que nunca se cansam de perseguir seu propósito: desenvolver pessoas e eles mesmos para criar um mundo igual. Marcela é co-fundadora da Be.Labs Aceleradora, sócia da Farina In Natura e das lojas Kopenhagen Manaíra Shopping e Cabo Branco.

Marcele Jardim

Cirurgiã-dentista por formação, Marcele é uma das voluntárias do projeto Milagre Sertão e faz parte do Projeto desde 2016. Ela conheceu o Milagre Sertão por meio das redes sociais e se envolveu nos serviços prestados, buscando sempre mais independência para o projeto. Atualmente, Marcele ocupa a vice-presidência participando de diferentes etapas, com foco especial nos atendimento odontológico nas comunidades atendidas pelo projeto.

Natália Alves

Referência nacional em Direito Criminal, Natália Lopes Alves é  advogada criminalista, sócia do Miná & Alves Advocacia, é especialista em Delitos Econômicos e Crimes Empresariais. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa, com Pós-Graduação em Direito Penal Econômico pela FGV. Recentemente, se tornou presidente da ABRACRIM/PB (Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas) e membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Taís Cristina da Rosa

Taís escolheu João Pessoa como terra fértil para empreender. Catarinense, é fundadora da Odontogalerie, clínica referência em odontologia no Nordeste em diversos tratamentos. Além de empregar diversas famílias em seu negocio, ela irá criar em breve um instituto para atendimento aos mais necessitados. Taís é graduada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Implante Dentário pelo Hospital Geral do Exército-PR, especialista em Prótese Dentária pela COESP-PB e em Harmonização Orofacial pela FACSETE-NEO-SP.

Giovanna Maia

Giovanna Maia é empresária e proprietária do gastrobar Loca como tu Madre há 12 anos. Formada em Direito em Brasília, trabalhou na área pública, até se desenvolver como gestora de empresa. Empreendedora de coragem e visão, abriu o Loca Como Tu Madre em Brasília e nove anos depois mudou-se para a Paraíba, trazendo consigo, mais que a marca, um estilo de vida. As características mais marcantes do gastrobar são o acesso direto à cultura, música, história, artes, boa gastronomia, cool drinks e comfort foods, clássicas e autorais.

Wanessa Vasconcelos

Formada em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutoranda na área, Wanessa Vasconcelos é voluntária do projeto Milagre Sertão há sete anos. Ao longo da vida, o coração a jovem de 28 anos sempre pulsou mais forte para contribuir com as causas sociais e foi no Milagre Sertão que encontrou um lugar verdadeiro, duradouro e significativo para fazer a diferença na vida de tantas outras pessoas. Atualmente, ela faz parte da coordenação geral da ONG.