
Saiba como otimizar e tornar o trabalho remoto mais produtivo
Especialista em Gestão de Pessoas traz dicas sobre organização e qualidade nas entregas, mesmo atuando sem escritório físico
23 de janeiro de 2023
O trabalho remoto já é uma realidade do mercado brasileiro. Uma pesquisa realizada pelo Vagas.com para o software de R&S Vagas For Business aponta que 30,1% dos trabalhadores darão, em 2023, preferência às vagas no modelo de trabalho remoto. Para 28% dos entrevistados, o principal motivo pela escolha da modalidade é a possibilidade de ingressar em qualquer empresa do Brasil e do mundo.

em Gestão de Pessoas,
Aline Neves
Porém, trabalhar dessa maneira requer muito mais do que enxergar os benefícios. É preciso estar atento a alguns cuidados para performar bem nessa modalidade. Com mais de uma década de experiência e mais de mil pessoas treinadas, a consultora e especialista em Gestão de Pessoas, Aline Neves, concorda com esse cenário. O trabalho remoto vem crescendo, mas os profissionais devem saber que, para uma boa entrega e execução, a rotina deve ter alguns pontos de atenção, como local, disciplina e cuidados com a saúde física e mental. “Uma boa conexão e bom conhecimento de internet é um dos principais pontos para conseguir desenvolver o trabalho de forma produtiva ao longo do dia. Se o trabalho for de casa, é preciso escolher o ambiente mais tranquilo para evitar interrupções e distrações”, aponta.
Aline destaca a atenção com a ergonomia e aplicação dos princípios de prevenção à saúde e segurança do trabalho para evitar doenças ocupacionais, além de outros cuidados que corroboram para saúde. “Fazer pausas ao longo do dia de trabalho, tomar água, buscar uma alimentação mais saudável e fazer alongamento antes, durante e depois do expediente, são fundamentais”, afirma a especialista.
Uma das preocupações de quem atua na modalidade remota é com relação à qualidade das entregas. “O que foi combinado e o que entrega, se entrega para além do combinado. Quando se fala de entregas no trabalho remoto não necessariamente se fala de quantidade, mas sempre em qualidade e com o que foi combinado em termos de metas”, analisa.
Compartilhando o ambiente de casa com outra pessoas
Um dos desafios enfrentados por quem atua em home office é o fato de partilhar do ambiente de casa com outros integrantes da família que, nem sempre, conseguem compreender que o trabalhado precisa ser executado. Mas o problema com o ambiente de casa pode ser enfrentado também por quem mora só e enfrenta o desafio com a concentração.
Nesse sentido, Aline Neves, ressalta que criar rotinas é importante, e que estas precisam ser bem definidas em ambas as situações. “Quem trabalha desta forma precisa estabelecer horário para começar a trabalhar e finalizar, apontando as prioridades do dia. Quando o trabalho é em casa, as demais pessoas que moram ou estejam na casa devem ser avisadas que existem metas de quem trabalha a cumprir. Todos precisam estar conscientes disso”, frisa.
Como otimizar e tornar produtivo o trabalho remoto
Para contribuir e facilitar o trabalho de quem atua remotamente no trabalho, Aline elenca algumas dicas. Confira:
- Faça uma lista das atividades diárias: Na lista, defina o que é prioridade e o que é urgente. Ir fazendo check list de cada uma delas é importante, pois possibilita verificar o que já foi concluído e o que ainda falta para distribuir nas horas que restam do dia de trabalho;
- Organize a área de trabalho: Ter uma área de trabalho limpa ajuda a manter o foco e a encontrar rapidamente o que precisa evitando perda de tempo;
- Elimine distrações: Evitar distrações com celular, TVs, redes sociais, em geral, e notificações;
- Use ferramentas de gestão de projetos e atividades: Há muitas ferramentas, inclusive online e gratuitas, disponíveis no mercado para ajudar no gerenciamento das atividades que facilitará no dia a dia;
- Defina metas diárias: Definir metas diárias vai ajudar a aumentar o foco e a produtividade.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Aline Neves, confira as redes sociais: @consultoraalineneves