logo paraiba total
logo paraiba total
Empreender requer estudo, paciência, autoconfiança

Andréia Barros: “Empreender requer estudo, paciência, autoconfiança, discernimento, coragem e muita paixão”

Jornalista celebra cinco anos da Vivass Assessoria & Comunicação e reformula Paraíba Total para uma nova fase do portal

10 de janeiro de 2023

Há 16 anos morando em João Pessoa, na Paraíba, a mineira de Juiz de Fora, Andréia Barros, começa 2023 com boas expectativas. A Vivass Assessoria & Comunicação caminha para seus seis anos de existência, se firmando no mercado como agência-boutique focada em assessoria de imprensa e relações públicas para empresas e eventos – seu principal negócio. “O ano de 2022 foi muito importante para Vivass. Atuávamos apenas na Paraíba e, em 2022, passamos a atender na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, com o nosso cliente OMNI Massai e tivemos nosso primeiro cliente no âmbito regional, a Chocolates Kopenhagen. Foi um ano de muita alegria, trabalho e grandes conquistas, não só para mim, mas para os clientes e toda a equipe”, destaca Andréia Barros.

Andréia Barros

Para ela, mais do que realizar um trabalho de assessoria de imprensa, a Vivass tem em sua essência a missão de oferecer oportunidades a mulheres como uma forma de promover o empoderamento feminino. “A Vivass é uma empresa feminina, feita por mulheres. Eu escolhi assim. Sou mulher, gosto de ser mulher, de trabalhar com mulheres, de treinar, liderar e empoderar mulheres”, explica.

Além da Vivass, em 2022 Andréia se tornou a única proprietária do portal Paraíba Total, o primeiro site de economia, mercado, negócios, empreendedorismo do estado. Atuando como editora, ela aposta no produto como uma grande vitrine de negócios. “O Paraíba Total já existe há algum tempo e agora, me tornei dona único deste negócio. A ideia é mostrar uma Paraíba pulsante no mercado, que gera empregos, que capta empresas e inova”, aponta Andréia. O Paraíba Total pode ser lido em seis idiomas, para facilitar turistas e investidores, conta com entrevistas, colunistas e é atualizado diariamente por uma equipe capacitada de jornalistas.

Premiada regional e nacionalmente, Andréia Barros é membro da Abrajet – Associação dos Jornalistas de Turismo seccional Paraíba e da diretoria da API – Associação Paraibana de Imprensa. Em 2016, recebeu o Título de Cidadã Pessoense, concedido por unanimidade pela Câmara Municipal de João Pessoa, de autoria do então vereador Raoni Mendes, momento este considerado por ela, como um dos mais importantes da vida.

Confira a entrevista de Andréia, onde ela conta sobre a Vivass, o Paraíba Total e os desafios de ser mulher e empreendedora.

1. Como nasceu a Vivass?

Servir de ponte entre empresas e veículos de comunicação e influenciadores digitais, no intuito de proporcionar visibilidade positiva e ganhar a confiança da sociedade. Este é o principal papel da assessoria de imprensa e, desde que me mudei para João Pessoa, sempre vi muita oportunidade no mercado. Percebi que muitas empresas estavam chegando e havia poucas agências de assessoria no por aqui. Eu já tinha especialização nessa área. Fui repórter de negócios em Porto Alegre, e a forma como os empresários falavam de seus negócios sempre meu chamava a atenção. Quando cheguei a João Pessoa, trabalhei na Revista Nordeste, que também tratava de economia e um dia surgiu a oportunidade de ter o meu primeiro contrato, que foi com a marca O Boticário para atender a todos os franqueados da Paraíba. Foi o cliente que me abriu as portas para que eu chegasse onde estou hoje. O Boticário foi a semente da minha empresa. Depois de um tempo, conheci uma pessoa que atuava no ramo da tecnologia, então firmamos sociedade – eu com a parte de comunicação e a pessoa com no setor da tecnologia –, mas sentia cada vez mais a necessidade de ter meu próprio negócio. Porém, não tinha coragem e me sentia ainda despreparada. Chegou um momento que percebi que precisava encerrar um ciclo e abrir minha empresa. Foi quando procurei a agência Neopop Imaginária, de Jones Siqueira, que fez pra mim o nome e a marca da Vivass – uma assessoria cheia de vivacidade.  A Vivass nasceu em 21 de setembro de 2017, em uma festa linda, onde celebrei 20 anos de carreira.

2. E como surgiu sua entrada no Paraíba Total?

O Paraíba Total nasceu de um projeto que não deu certo. Uma empresa de desenvolvimento de sites elaborou o portal para um cliente deles – e esse cliente não quis, desistiu. Eu achei super interessante e comecei a trabalhar nele, com um sócio. Com o tempo, esse sócio se desinteressou também e eu comprei a parte dele. Eu tenho muito carinho e confiança neste veículo, que é voltado para o desenvolvimento, num jornalismo sério e comprometido. A Paraíba, junto com seus negócios e seus profissionais, precisa disso! Somos um canal que mostra as inovações, o turismo, as empresas, além de opiniões altamente relevantes dos nossos colunistas! A ideia é mostrar uma Paraíba pulsante no mercado, que gera empregos, que capta empresas e inova. Eu acredito muito no potencial da Paraíba e dos paraibanos. Não foi à toa que no primeiro ano, o Paraíba Total já conquistou o Prêmio Sebrae de Jornalismo, além de contar com grandes parceiros, como o Sebrae, a Unimed, o Governo da Paraíba, a Assembleia Legislativa da Paraíba e a Prefeitura de Campina Grande.

3. Na sua visão, quais os desafios que a mulher empreendedora enfrenta no mercado da comunicação paraibana, sobretudo, na assessoria de imprensa?

Acredito que os desafios que a mulher empreendedora enfrenta no mercado da comunicação paraibana são os desafios que toda mulher empreendedora enfrenta.  São os desafios que toda mulher que está no mercado de trabalho enfrenta. São as triplas jornadas, é conviver com o mundo empresarial que ainda é muito machista, é a auto-cobrança de dar conta de fazer tudo e ter que provar o tempo todo que ela é boa no que faz. Para além desses pontos, ainda existe a diferença salarial. Mesmo com tantos desafios, eu acredito que a situação melhorou muito, até pelo fato dessa questão estar em pauta, em discussão social. Ainda temos muito a caminhar, mas acredito que estamos na direção certa.

4. São anos de muitas histórias e superação em João Pessoa. Qual a mensagem para as pessoas que querem empreender?

Acredito que todo mundo tem dentro de si algum comportamento empreendedor e que pode desenvolvê-lo. Todo mundo pode ser empreendedor de si mesmo, de sua carreira, de seus projetos. Mas não é todo mundo que tem perfil pra abrir um negócio, ser dono de uma empresa. Para ambos, o recado é um só: empreender requer estudo, paciência, autoconfiança, discernimento, coragem e muita paixão. Estabeleça suas metas, ative sua rede de contatos, acredite em você e busque incansavelmente conhecimento. Tenha fé e curta o processo.