Quem será rebaixado na Série A do Brasileirão de 2022?
Segundo pesquisadores, Juventude tem 98% de chances de cair para Série B
11 de outubro de 2022
A reta final do Campeonato Brasileiro será emocionante. Se na ponta de cima da tabela o Palmeiras lidera com certa vantagem e tem o título encaminhado, na parte de baixo a situação é diferente, e outras informações têm sido discutidas pelos torcedores que veem seus clubes sufocados pela chance do rebaixamento.
Segundo o site da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), 14 equipes ainda correm risco de terminarem o Campeonato Brasileiro no Z-4. Corinthians, Athletico, Fluminense, Flamengo, Internacional e Palmeiras já estão livres matematicamente do rebaixamento para a Série B de 2023.
O que isso significa? Que o sufoco vai prevalecer para muita gente até o último jogo do Brasileirão deste ano, que vai acontecer no dia 14 de novembro. Até lá, o sofrimento para definir que estará na Série B do ano que vem vai afetar as arquibancadas de muitos estádios país afora.
Dos 14 times analisados pela UFMG, o time com maior chance de rebaixamento neste momento é o Juventude, com 98%. A equipe tem apenas 19 pontos em 27 jogos. Fez 21 gols e sofreu 45. Ao longo da temporada, o time já foi comandado por inúmeros treinadores, como Jair Ventura, Eduardo Barros e Eduardo Baptista. Umberto Louzer é quem tenta salvar o time da degola atualmente, mas a situação é complicadíssima.
Outro que está perto de voltar à Série B é o Atlético-GO, que fez boas campanhas na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, mas não conseguiu se sustentar no Brasileirão. A equipe tem 22 pontos e 95,7% de chances de ser rebaixado.
A partir da 18º colocação, a disputa parece estar mais aberta. Quem ocupa essa posição é o Cuiabá, que tem em seu elenco jogadores conhecidos, como o goleiro Walter, ex-Corinthians, o meia Valdívia, ex-Internacional, e o atacante Clayson, que também atuou pelo Timão e fez sucesso no Bahia.
A equipe de Campo Grande tem 27 pontos, um a menos que o Avaí, primeiro time da zona de rebaixamento, e o Coritiba, primeiro time fora da zona da degola. Os três tem entre 50% e 54% de jogarem a Série B no ano que vem.
Segundo o estudo da UFMG, as chances de rebaixamento não devem sair desses clubes. O Ceará, que está na 15ª colocação, com 31 pontos — só 3 a mais que o Coritiba, tem apenas 15% de chances de ser rebaixado. O Fortaleza, com os mesmo 31 pontos, tem apenas 11% de chances.