logo paraiba total
logo paraiba total
Sebrae oferece consultoria para empresas conquistarem selo ISO 9001

Sustentabilidade: Sebrae é mais novo signatário do Pacto Global da ONU

Adesão da instituição, pleiteada no início desse ano, foi confirmada nessa terça-feira (30)

31 de agosto de 2022

Sustentabilidade: Sebrae é mais novo signatário do Pacto Global da ONU. Apoio aos dez princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas relacionados a Direitos Humanos, Trabalho, Proteção ao Meio Ambiente e Combate à Corrupção. Este é o mais novo compromisso assumido pelo Sebrae/PB que, desde essa terça-feira (30), é o novo signatário do Pacto Global da ONU. De acordo com o Centro Sebrae de Sustentabilidade, o Sebrae/PB é o 16º do país a aderir à iniciativa mundial. 

De acordo com a carta de adesão, o Sebrae/PB confirma a intenção de implementar os dez princípios do pacto, empreendendo esforços para divulgar publicamente o compromisso junto aos funcionários, parceiros, clientes e público em geral. Dessa forma, entre as ações que a instituição deverá promover estão implementar os dez princípios do Pacto Global na própria estratégia de operações e divulgar e promover a agenda 2030 em eventos e atividades internos e externos, reforçando a importância do engajamento aos ODS. 

Os princípios elencados pelo Pacto Global derivam de documentos como a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, por exemplo. As organizações que passam a fazer parte do pacto comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações. 

Leia também: Varejo e serviços são os setores que mais investem em tecnologia

De acordo com o superintendente do Sebrae/PB, Walter Aguiar, a instituição se comprometeu a enviar um relatório sobre os progressos realizados dentro de dois anos após a adesão ao Pacto Global, e depois bienalmente, de acordo com a política de Comunicação de Engajamento (COE) do pacto. 

“O Sebrae reconhece a importância de não só aderir, mas promover verdadeiros esforços no sentido de implementar os princípios do Pacto Global dentro da instituição e, também, de incentivar os clientes e colaboradores a desenvolverem ações e estratégias neste mesmo sentido. É essencial que todos busquem enfrentar os desafios que têm sido impostos à sociedade, como forma de chegarmos a 2030 com boas perspectivas de futuro e prontos para dar continuidade a ações que gerem sustentabilidade e valor”, destacou. 

A iniciativa 

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Dessa forma, não se trata de um instrumento regulatório, mas de uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. 

É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.