VR Day, o primeiro encontro de realidade virtual da Paraíba, faz seu lançamento na Arena Space VR
Projeto selecionado no edital Mãe Edith de Iansã, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, terá lançamento na Arena Space VR no Manaíra Shopping com exibição do filme A Linha (Ricardo Laganaro, 2019), primeira obra brasileira contemplada com um Primetime Emmy.
3 de fevereiro de 2022
O VR Day, primeiro encontro de realidade virtual da Paraíba, é um projeto aprovado no edital Mãe Edith de Iansã, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com recursos da lei Aldir Blanc. O evento é gratuito e online, se apresentando como uma proposta de realização cultural independente. O VR Day tem como objetivo contribuir para a produção audiovisual cinematográfica em realidade virtual na Paraíba, bem como no Nordeste e no Brasil. A programação é composta por ciclo de palestras com uma ampla gama de profissionais e pesquisadores renomados no segmento. O evento ocorrerá remotamente através das redes sociais do VR Day e pelo YouTube.
O VR Day procura atrair e capacitar agentes culturais, produtores, futuros cineastas de realidade virtual e investidores que buscam conhecer sobre esse modo de comunicação audiovisual. Outro elemento que enriquece o VR atualmente é a recém-chegada da nova internet 3D – metaverso. Logo, será natural o surgimento de uma nova demanda de profissionais na área. Assim, a Paraíba estará à frente desse desenvolvimento através do VR Day.
O evento trará nomes como Fabio Hofnik – produtor de eventos imersivos e idealizador do HyperFestival, o maior festival de realidade virtual do país; Mariana Brecth, roteirista e designer de Narrativa da Árvore Immersive Experiences, uma das maiores produtoras de realidade virtual do Brasil; Alexandre Calil, Diretor Associado da XRBR, associação de realidade estendida do Brasil; Rafael Leal, roteirista, produtor executivo e criador VR; João Pedro, Co-Founder da Twain XR Education; Heitor Bravi, Head of Sale da Pico, empresa de realidade virtual comprada recentemente pela ByteDance; Victoria Pinheiro, Gerente de Novos Negócios da Space VR; entre outros nomes exponenciais do segmento.
O lançamento oficial do evento será no dia 23 de fevereiro às 18h30 na Arena Space VR (@spaacevr.gg) localizada na praça de eventos do Manaíra Shopping – em frente ao Magazine Luiza – para convidados da imprensa, publicitários, produtores e cineastas entusiastas do VR (é necessário confirmar presença através do e-mail ou WhatsApp disponibilizados abaixo). Nessa ocasião os convidados poderão usufruir a abertura da 1º Mostra de Cinema VR da Paraíba com a exibição do filme A Linha (Ricardo Laganaro, 2019), experiência VR Brasileira premiada no Festival de Veneza como melhor experiência interativa e no Creative Arts Emmy Awards com o prêmio de melhor mídia interativa. Na ocasião também será disponibilizados experiências imersivas com games.
Por sua vez, o VR Day tem data marcada para o dia 06 de março. A programação com a cronologia completa dos conteúdos será divulgado nas redes sociais do evento. O VR Day será all day long. No mesmo dia, a mostra de cinema VR também estará acontecendo com mais dois outros filmes na cartela. Nesse momento, as exibições acontecerão no Parque Paraíba I das 16h30 às 18h30 como uma forma de privilegiar o urbanismo da cidade. Nessa ocasião o VR Day disponibilizará alguns óculos para as sessões.
Contatos para confirmar presença no lançamento do evento:
Email: prisciladurand@hotmail.com
WhatsApp: (83) 996247997