logo paraiba total
logo paraiba total
Jornalista e corretora Claudia Dietrich mostra os detalhes da técnica

Cláudia Dietrich – “Com o home staging, a ideia é que o cliente se sinta tão encantado e confortável no imóvel que ele consiga se visualizar morando ali”

Jornalista e corretora Claudia Dietrich mostra os detalhes da técnica e como ela pode ajudar os profissionais da área a melhorarem seus negócios

26 de novembro de 2021

Um livro com um único objetivo: fazer com que quem vende imóveis melhore suas captações de forma mais prática, eficaz e inovadora. Assim foi escrito e será lançado: “Destaque e venda seus imóveis: um guia prático de como preparar um imóvel para vender mais rápido e pelo melhor valor”, obra de estreia da jornalista e corretora de imóveis, Cláudia Dietrich. O livro será lançado em João Pessoa e estará disponível nas melhores livrarias da cidade e pela Amazon.

O Home Staging, segundo a autora, é uma estratégia que surgiu nos Estados Unidos e consiste na melhora visual do imóvel, potencializando seus pontos fortes e criando novos atrativos. “Quis trazer para o livro dicas que possam ser aplicadas com um custo muito baixo, mas que transformam imóveis despreparados em imóveis de desejo. A ideia é que o cliente se sinta tão encantado e confortável que ele consiga se visualizar morando ali”, adianta a escritora.

Além de ensinar a técnica, o livro traz orientações para os corretores de imóveis melhorarem as vendas, apresenta um panorama de Home Staging pelo mundo e mostra depoimentos de quem aplicou a estratégia. O prefácio é escrito por Gustavo Zanotto, executivo de mercado imobiliário em inovação.

Com experiência de vendas nos Estados Unidos e Europa, Cláudia – que é paulista e radicada em João Pessoa – antecipa como será a obra na entrevista que segue:

Você é jornalista. Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre mercado imobiliário?

Sim, sou formada em Jornalismo e apaixonada por comunicação. Decidi escrever o livro pois existe pouca literatura sobre o tema Home Staging, e encontrei neste livro uma forma de ajudar corretores a melhorarem a forma de captar imóveis.

Por que decidiu atuar na área do mercado imobiliário?

Apesar de ser formada em Jornalismo, sempre atuei na área do turismo, e com viagens constantes, estava deixando de acompanhar o crescimento da minha filha. Um amigo me disse que achava que eu tinha perfil para corretora e fui atrás de informações para ver se me adaptaria. Encontrei na profissão tudo que amo : estar com pessoas, vendas e comunicação

Com sua obra, no que você poderá agregar no trabalho de imobiliárias, corretores de imóveis e proprietários de imóveis à venda?

Quis trazer para o livro dicas muito práticas e rápidas que possam ser aplicadas com um custo muito baixo, mas que transformam imóveis despreparados em imóveis de desejo. A ideia é que o cliente se sinta tão encantado e confortável no imóvel que ele consiga se visualizar morando ali.

Com a pandemia, o que você observou de mudanças no mercado imobiliário e na forma de vender imóveis?

Com toda certeza. O imobiliário já vem passando há alguns anos por mudanças, mas a pandemia acelerou muita coisa. Um cliente hoje quando sai de sua casa e vai até uma imobiliária, ele já tem todas as informações do imóvel que quer visitar. Ao contrário do que acontecia antes, hoje esse cliente não sai mais visitando 500 imóveis. Ele está mais seletivo. Por isso, preparar e destacar um imóvel antes de anunciá-lo tornou-se essencial.

Como o mercado paraibano se comporta diante das inovações e novidades nesta área?

O mercado paraibano me surpreendeu demais! Fico fascinada com cada lançamento que vejo. Acho que é um mercado que está sim aberto à mudanças e tenho certeza que em breve muitos corretores passarão a utilizar o Home Staging como uma ferramenta de Marketing.

Você é especialista em Home Staging. No que ele consiste?

Eu descobri o Home Staging por uma “dor” que eu tinha. Eu não gostava de captar imóveis com morador dentro do local. Me sentia invadindo o espaço do cliente e me sentia desconfortável diante daqueles imóveis muito “caracterizados”, cheios de lembrança do atual morador. Eu sabia que precisava “tirar “ esses itens e deixar o imóvel mais neutro, mas não sabia como fazer. E através de pesquisa no Google e alguns cursos, eu conheci a técnica e de cara me apaixonei e descobri que era possível fazer uma captação saudável e que venderia muito mais rápido.

Na sua opinião, quais são os principais gargalos e dificuldades de quem vai vender um imóvel?

Eu acredito sinceramente que a maior dificuldade de uma venda ( e por isso alguns imóveis levam anos para serem vendidos) está justamente na forma de apresentar um imóvel. Se você entrar em um portal imobiliário ficará chocada ao ver as fotos que são anunciadas. Outro erro que vejo, é a falta de exclusividade. Os proprietários tem a cultura de que quanto mais imobiliárias estiverem oferecendo seu imóvel, maior a chance de venda. E é justamente o contrário.

Algo mais a acrescentar?

Eu acredito demais no Home Staging e gostaria muito que os corretores entendessem a necessidade de preparar um imóvel. Para se ter uma ideia, 80% dos imóveis que passam pela técnica são vendidos em até 3 meses. É um número excelente. E este livro tem uma leitura rápida e com dicas que certamente levarão os corretores a terem uma visão diferenciada no próximo imóvel que forem captar.

Para mais informações sobre o lançamento do livro, o instagram é o @claudiadietrich_homestaging.