Depois do sucesso de Cangaço Novo, Daniel Porpino mergulha na poesia do Maranhão em Nau de Urano
Ainda sem previsão de estreia, filme conta com Matheus Nachtergaele e aposta em uma narrativa poética e fragmentada inspirada na vida e na obra de Nauro Machado
27 de maio de 2026
Com mais de 20 anos dedicados ao teatro, cinema e televisão, Daniel Porpino soma mais um trabalho marcante à trajetória construída no audiovisual brasileiro. Em meio à repercussão positiva com a segunda temporada de Cangaço Novo, o ator paraibano também integrou o elenco de Nau de Urano, longa dirigido por Helena Machado e Frederico Machado, sobrinha e filho do poeta maranhense Nauro Machado, cuja obra dá nome ao projeto.
No filme, Daniel e o ator maranhense Breno Nina desdobram os mesmos rostos em múltiplos papéis: coveiros, poetas, amigos de bar, médicos e internos de clínica psiquiátrica. Personagens distintos que cruzaram a vida de Nauro Machado, reunidos num mesmo tecido narrativo entre memória e delírio.
O ator preparou o trabalho lendo a coletânea de sonetos que dá título ao filme e diz que quis trazer para cena a intensidade e a crueza presentes na poesia de Nauro Machado. “Só vou conseguir entender se isso aconteceu em termos de resultado quando a gente ver o filme na telona. Eu espero que aconteça em breve”, comentou Daniel.
Entre os nomes do projeto está Matheus Nachtergaele, ator com passagem por O Auto da Compadecida, Cidade de Deus e Central do Brasil, entre outras obras do cinema nacional. Em Nau de Urano, Matheus Nachtergaele, Daniel Porpino e Breno Nina dividem algumas cenas do filme. Para Daniel, a convivência no set teve peso direto no trabalho: “Criamos uma conexão muito importante. Quando você interpreta pessoas que fizeram parte da vida de alguém de forma muito presente, é necessário que isso aconteça também no set”, acrescenta.
O processo de gravação, segundo o ator, foi mais aberto do que o habitual. Helena e Frederico Machado mantinham um roteiro definido, mas incorporavam decisões do elenco durante as cenas. A preparação passou pela leitura direta da poesia de Nauro Machado, uma crítica, contraditória, às vezes crua.
De volta em junho
Enquanto Nau de Urano não chega às telas, Daniel já tem compromisso marcado no Maranhão. Breno Nina, colega de elenco no longa, está dirigindo seu próprio filme, Por Gerações, e convidou o ator paraibano para uma participação. As gravações estão previstas ainda para junho deste ano.
