logo paraiba total
logo paraiba total
abs
Foto: Divulgação

Presidente da ABS Paraíba compõe júri de concurso Melhor Sommelier do RS 2026

Theodan Cardoso participa das avaliações em Bento Gonçalves e reforça a conexão da sommellerie paraibana com os principais eventos do setor no país.

12 de maio de 2026

O presidente da Associação Brasileira de Sommeliers na Paraíba (ABS-PB), Theodan Cardoso, está no Rio Grande do Sul, até esta quinta-feira (14), participando como jurado do concurso que elegerá o Melhor Sommelier do RS 2026 e certificará profissionais com o Pin Verde e Amarelo. O evento, promovido pela ABS-RS, ocorre nas instalações da CIC Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha..

A programação inclui duas provas práticas rigorosas, sendo a certificação realizada nesta terça-feira (12) e a final do concurso na quarta-feira (13). Durante as avaliações, os candidatos são testados em habilidades como degustação às cegas, identificação de líquidos, serviço formal de espumantes, correção de cartas de vinho e conhecimentos gerais. Apenas os três candidatos com as melhores notas na prova teórica, realizada anteriormente, avançaram para esta fase.

“Receber o convite da presidente da ABS-RS, Caroline Dani, para integrar o júri de um concurso tão relevante para a sommelierie nacional é uma honra imensa. Essa experiência fortalece os laços entre a Paraíba e o Rio Grande do Sul, permitindo uma rica troca de conhecimentos. Avaliar profissionais de altíssimo nível nos inspira a continuar elevando a régua do nosso setor em todo o país”, afirmou Theodan Cardoso.

Além das provas do concurso, as atividades do setor seguem na quinta-feira (14) com a 6ª Jornada do Sommelier, que ocorrerá durante a Wine South America. O tema deste ano é “O mercado de vinhos e a sommellerie brasileira diante do acordo Mercosul-UE”, com painéis que debaterão os movimentos comerciais esperados e os desafios e oportunidades para os profissionais da área.

Fonte: Assessoria