logo paraiba total
logo paraiba total
funad
Foto: Divulgação

Manaira Shopping e FUNAD realizam sessão de cinema inclusiva para pessoas com autismo em JP

Ação em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo reuniu cerca de 60 pessoas com adaptações como som reduzido e iluminação parcial

2 de abril de 2026

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Manaira Shopping realizou uma ação inclusiva em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), referência no atendimento especializado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa proporcionou uma experiência gratuita de cinema, adaptado para pessoas com TEA e seus familiares.

A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º) e reuniu cerca de 60 pessoas, entre atendidos pela FUNAD e seus responsáveis. A programação incluiu a exibição do filme “Cara de um, focinho de outro”, animação que é lançamento da Disney/Pixar, e aborda temas como empatia, convivência e respeito às diferenças.

Para garantir uma experiência mais confortável e inclusiva, a sessão contou com adaptações como redução do volume do som, iluminação parcial da sala e ausência de trailers e anúncios comerciais. Além disso, os participantes tiveram liberdade para entrar e sair do ambiente durante a exibição.

Durante a sessão, houve distribuição de pipoca e refrigerante. Após o filme, o grupo também recebeu um lanche.

A iniciativa integra o compromisso do Manaira Shopping com a promoção da inclusão.

“ Mais do que marcar uma data, buscamos promover experiências que reforcem o respeito, a inclusão e o acolhimento. No Manaira Shopping, também disponibilizamos gratuitamente abafadores de ruído, que são importantes para garantir mais conforto às pessoas com TEA. Basta solicitá-los no nosso SAC, no piso térreo. Queremos que o shopping seja um espaço onde todas as pessoas se sintam bem-vindas ”, destaca Roberta Barros, diretora de marketing do Manaira Shopping.

Sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater o preconceito e promover a inclusão social. A data reforça a importância do respeito, da aceitação e do acesso a direitos para pessoas autistas.

Fonte: Assessoria