Paraíba apresenta PBTrilhas, programa de integração de rotas de longo curso para turismo sustentável
Iniciativa da Semas e Setde foi lançada em Rio Tinto durante o Qualitur e prevê diálogo com comunidades para estruturar trilhas que conectam conservação e desenvolvimento territorial
11 de fevereiro de 2026
O Governo da Paraíba apresentou, nessa terça-feira (10), no município de Rio Tinto, o Programa PBTrilhas, iniciativa que está em fase final de estruturação e tem como objetivo integrar o sistema de trilhas do estado, com foco nas trilhas de longo curso. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em conjunto com a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), e busca fortalecer a articulação entre conservação ambiental, turismo sustentável e desenvolvimento territorial.
A apresentação ocorreu durante a programação do Programa Paraibano de Qualificação Turística (Qualitur) e reforça o PBTrilhas como uma política pública pioneira voltada à valorização do patrimônio natural e ao fortalecimento das estratégias de desenvolvimento regional.
Para a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a iniciativa representa um avanço na construção de políticas públicas com participação social. Segundo ela, a presença da Semas no Qualitur, que teve início em Rio Tinto e segue com outros 13 encontros em diferentes municípios, contribui diretamente para o aprimoramento do programa.
“É um processo de diálogo com comunidades, prefeituras, coletivos e diversos atores sociais. Essa escuta nos permite aperfeiçoar o PBTrilhas, desenvolvido em articulação com a Setde, e fortalecer as ações nos territórios, especialmente nas áreas protegidas. Ao mesmo tempo, contribuímos para o fortalecimento do sistema nacional de unidades de conservação e da política nacional de áreas protegidas”, afirmou.
Turismo sustentável – A secretária de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, ressaltou que o PBTrilhas consolida uma nova visão de turismo na Paraíba, alinhada à conservação ambiental e à geração de oportunidades.
“O programa estrutura o turismo de trilhas como uma política pública estratégica, capaz de conectar territórios, valorizar os ativos naturais e culturais e criar possibilidades de desenvolvimento econômico para as comunidades locais. Ao integrar planejamento, qualificação e governança, o PBTrilhas fortalece o turismo sustentável e amplia a competitividade dos destinos paraibanos de forma responsável e inclusiva”, pontuou.
O encontro em Rio Tinto reuniu cerca de 100 participantes e marcou o início de uma série de ações que serão realizadas em outros 13 municípios ao longo do ano.
Valorização dos territórios – O PBTrilhas prevê o desenvolvimento e a consolidação de percursos que servirão de base para o fortalecimento das comunidades tradicionais e rurais, de forma sustentável, ampliando oportunidades econômicas e valorizando os territórios. A iniciativa conta com parcerias institucionais e busca fortalecer a governança do turismo nos territórios.
A analista da Gerência Executiva de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira, Suênia Oliveira, destacou a importância do PBTrilhas para a atuação da Semas. “O programa permite dialogar com os territórios e construir essa política de forma participativa, junto às comunidades e aos diversos atores envolvidos, fortalecendo o planejamento e a gestão das ações”, frisou.
As atividades seguem um calendário que contempla diferentes polos turísticos da Paraíba, como a Trilha dos Potiguaras e o Vale dos Sertões, entre outros.
Fonte: Secom PB