logo paraiba total
logo paraiba total
mrv
Foto: Divulgação

Construção civil impulsiona economia da Paraíba e fortalece geração de empregos em 2026

Construtora MRV prevê aumento de vagas durante o ano e investe em capacitação para reduzir o turnover

10 de fevereiro de 2026

A construção civil segue em trajetória de expansão na Paraíba (PB). Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor admitiu 46.764 trabalhadores no estado em 2025. Esse desempenho se deve, entre outros fatores, ao aquecimento do mercado de trabalho, aumento de obras na região e às novas condições do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que impulsionaram o setor.

Com forte presença em João Pessoa e região metropolitana, a MRV, maior construtora da América Latina, atua há 15 anos no estado e aponta a expectativa de uma expansão ainda maior nas vagas em 2026, com o início das obras de novos empreendimentos como o Altiplano Village.

“Sentimos esse aquecimento diariamente, pois as obras em andamento têm um papel ativo na geração de centenas de postos de trabalho diretos e indiretos e também temos uma política contínua de contratação ao longo do ano. Para 2026 vislumbramos um crescimento ainda maior no número de vagas, pela demanda constante de moradia no estado”, explica Diogo Campos, Gestor de Obras da MRV na Paraíba.

Além de garantir o aumento do volume de postos, a construtora também prioriza a qualidade do serviço desempenhado por seus funcionários e por isso investe fortemente em programas de capacitação profissional. É o caso do Escola Nota 10, que alfabetizou mais de sete mil trabalhadores em todo Brasil, através de aulas realizadas durante ou antes do expediente, nos próprios canteiros de obras.

“A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de qualquer ser humano e na MRV nós acreditamos que além da ocupação propriamente dita, podemos contribuir com a realização dos sonhos de pessoas que, muitas vezes, tiveram que escolher entre estudar e trabalhar”, aponta Diogo.

A MRV também apoia a qualificação de mulheres em vulnerabilidade social, através do programa Elas Transformam a Construção, que oferece cursos de pintora, pedreira, ceramista e azulejista para que através do aprendizado de novos ofícios elas tenham acesso a renda.

Pedro Farias, gestor Comercial da MRV no estado, destaca que essas ações fazem parte de um pilar da construtora que é contribuir com as comunidades das cidades onde atua. “Essas iniciativas têm o objetivo de proporcionar o crescimento da comunidade junto aos nossos empreendimentos”.

A MRV acredita que ao realizar iniciativas que priorizam a disseminação de conhecimentos, está reduzindo o turnover, fazendo com que os seus profissionais se sintam confiantes para crescer dentro da própria construtora.

Fonte: Assessoria