logo paraiba total
logo paraiba total
beleza
Foto: Sebrae-PB

Paraíba tem mais de 15 mil pequenos negócios na área da beleza

Dados do Sebrae mostram que 78% são Microempreendedores Individuais

26 de janeiro de 2026

O mercado da beleza continua sendo destaque no Brasil, sendo responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do Sebrae, com tendência para crescimento até 2027. Na Paraíba não é diferente. O setor possui 15.089 pequenos negócios, sendo 11.758 (78%) deles na categoria de Microempreendedores Individuais (MEI), conforme dados do Sebrae no estado.
São cabeleireiros, manicures e pedicures, além de comerciantes do varejo, atacado e até fabricantes de cosméticos os responsáveis pela contribuição do setor da beleza na economia paraibana. Conforme os dados do Sebrae/PB, quem lidera esse setor são os cabeleireiros, manicures e pedicures. No total, as pequenas empresas lideradas por esses profissionais somam 10.599 registros, sendo 8.708 deles atuando como MEI.
“Hoje, no setor da beleza, as esmalterias e barbearias são boas opções para quem quer investir nesse mercado com diferenciais, porque não tem tanto quanto têm salões de beleza, por exemplo. Por outro lado, os salões também continuam fortes nesse nicho e é muito difícil o negócio não dar certo”, explicou a analista técnica do Sebrae/PB, Raquel Santos. Ela ainda revelou que os profissionais de manicure e maquiadores estão entre os que mais investem em capacitações e buscam atualizações no mercado.
Além dos negócios liderados, geralmente, pelos profissionais da beleza, como é o caso dos salões, outro tipo de empresa que movimenta esse mercado são os comércios varejistas e de atacado que focam na venda de cosméticos e perfumaria. Segundo os números do Sebrae/PB, os empreendedores que investem nas lojas de varejo somam 4.446 empresas. Já no atacado, o número é de 75.
Um exemplo disso é a comerciante Kenya Rocha, do município de Solânea. Ela decidiu empreender com uma loja de cosméticos, em julho de 2025. Antes disso, a empreendedora organizou um ponto comercial e já tinha em mente que queria uma loja de cosméticos. “Sempre achei que seria possível empreender. Quando voltei para Solânea, há exatamente cinco anos, achei que seria possível realizar um sonho de empreender no ramo de cosméticos. Já tínhamos o ponto e o desejo só aflorou. Então, procurei o Sebrae para entender e em conversa descobri que podíamos ir mais longe”, lembra Kenya.
Para se destacar no mercado local e fidelizar os seus clientes, a empreendedora investe em conteúdos nas redes sociais, com lives shop, idealizou um programa de cash back e ainda faz parcerias com outros empreendedores, como academias, além de brindes e assistência na loja com profissionais para os clientes.
“Fazemos ações em comemorações ao dia do cabeleireiro, manicure, crianças, carnaval, Natal, e demais datas de destaque. Nosso diferencial é que estamos ao longo desse tempo conquistado clientes. Temos grupo de ofertas e, assim, estamos ativos”, relata Kenya. Ela ainda adiantou que o próximo passo é abrir um salão dentro da loja.
Outro dado de destaque do Sebrae/PB, também relacionado a esse mesmo nicho de venda, são as fábricas de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene pessoal. Segundo o Sebrae/PB, na Paraíba são 37 empresas em atuação, sendo 30 na categoria de Microempresa e sete na categoria de Empresa de Pequeno Porte.

Mais oportunidades

Ainda dentro do segmento da beleza, outro nicho que colabora para a economia do setor são as pequenas empresas focadas em oferecer serviços de estética.  Na Paraíba, conforme o Sebrae, são 3.665 pequenos negócios de atividades com estética e outros serviços de cuidados com a beleza. Desse total, mais uma vez, a grande maioria vai para quem é MEI, que corresponde a 2.819 empreendedores.
“Essa área abrange muitos profissionais que podem trabalhar em parceria com outros da área, como médicos, oferecendo serviços de pós-operatório, por exemplo”, disse a analista Raquel Santos. Ela ainda lembrou que, tanto para quem investe em um negócio da área da beleza, quanto da estética, o Sebrae disponibiliza diversos serviços, como consultorias, através do Sebraetec, capacitações e eventos, como a Feira da Beleza.
Fonte: Sebrae-PB