Jampa Gastronomia – Do café da manhã ao jantar: onde comer em Barra de Mamanguape (PB)
Da tapioca ao pirão de peixe, do café especial à pizza artesanal: roteiro revela experiências gastronômicas enraizadas na cultura do mar e do mangue
15 de janeiro de 2026
A cultura reflete na gastronomia, e muitos lugares utilizam recursos naturais da região para compor sua culinária. Não é diferente em Barra de Mamanguape, no litoral paraibano. Lá, a culinária é profundamente enraizada na vida dos pescadores e marisqueiros que vivem do mar e do mangue. Ao andar pelas ruas, você nota uma grande quantidade de conchas, pois, penso eu, é cultural preparar marisco na porta de casa e jogar as conchas em frente às residências. Tendo em vista toda essa culinária marítima que a Barra carrega, deixo aqui quatro lugares para fazer suas refeições e viver uma experiência completa entre praia e rio.

Tapiocaria da Marinalva

Para o café da manhã, recomendo a Tapiocaria da Marinalva. Com um café e uma tapioca de coco, você já está pronto para passear. O ambiente é decorado com artesanato de conchas locais e transmite o aconchego de casa de vó — uma característica comum da Barra, que carrega essa premissa de acolhimento.
Restaurante do Valdemir

Já almocei em muitos restaurantes praianos, mas nenhum como esse — ainda. O pirão de peixe, o arroz fresquinho que, ao chegar à mesa, já deixa no ar o cheiro de alho refogado, a salada, o peixe fresco (afinal, é próximo à praia e ao rio), a farofa com um toque de banana e a macaxeira frita, cortada em cubos e bem sequinha, me marcaram profundamente. Até hoje penso na macaxeira, tão leve que mal dá para saber se foi feita em óleo ou no forno.
Um adendo: o Seu Valdemir é uma figura! O atendimento é engraçado e diferente do habitual. Vale muito a experiência.
Mel Coffee

Para um cafezinho ou até mesmo jantar, recomendo o Mel Coffee — um lugar inesperado de se encontrar na Barra, com um ar que lembra Pipa (RN). Lá você pode saborear um croissant com cappuccino, risotos e hambúrgueres. Os drinks também surpreendem: o de maracujá, feito com suco coado e gin, estava maravilhoso — quase não se percebia o gosto da bebida alcoólica. Já o de morango era mais doce, com o sabor do gin mais presente.
O ambiente encantou: teletransporta para outro lugar, combinando a calmaria da Barra com o charme de uma cafeteria de cidade. Com luz baixa e conversas animadas, o Mel Coffee tem ainda um significado especial: “MEL” é uma sigla com as iniciais dos nomes da família fundadora, que idealizou o espaço com muito carinho. Vale super a pena conhecer.
Margarida Pizzas Artesanais

Para terminar o dia, comprei uma pizza de lombo na Margarida Pizzas Artesanais e levei para casa. O ambiente, porém, merece destaque: um estilo intimista, com luz baixa e decoração autêntica de conchas. Enquanto aguardava, vi uma pizza de camarão lindíssima, mas já havia feito meu pedido. Recomendo que você peça e depois me conte se aprova!
A pizza da Margarida é fininha, leve e nada pesada. Vale a pena também.
Barra de Mamanguape é uma experiência além da gastronomia
Além da boa mesa, Barra de Mamanguape presenteia seus visitantes com uma praia linda e deserta, hospedagens acolhedoras e autênticas, como a “Sua Casa na Barra” — que ainda oferece uma saborosa cachaça de caju da região —, entre outras opções. A apenas uma hora e meia de João Pessoa (PB), o destino é ideal para fugir da correria da cidade e conhecer pessoas receptivas.
Fonte: Paulo Nascimento