Com o tema do mosaico, Salão do Artesanato Paraibano começa dia 9 de janeiro em João Pessoa
Evento será realizado na orla de Tambaú com mais de 600 expositores e produtos de diversas tipologias
30 de dezembro de 2025
A 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano começará no dia 9 de janeiro de 2026 e terá a participação de mais de 600 expositores. Os empreendedores terão os seus trabalhos reconhecidos e valorizados durante o evento, que será realizado pelo Governo do Estado e Sebrae/PB, na orla de Tambaú, em João Pessoa.
O Salão já está consolidado no calendário turístico da capital e contribui para a economia do estado, beneficiando os empreendedores da cidade e também levando renda para os artesãos, vindos de diversos municípios. Para a edição de 2026, o evento vai homenagear o mosaico, uma técnica milenar para a confecção de peças de arte e decoração utilizando materiais diversos, como vidro, cerâmica e pedra.
“O Salão do Artesanato será realizado em um momento de destaque que estamos vivenciando, com a economia aquecida, o turismo se consolidando e a ocupação satisfatória da rede hoteleira nesse período de alta estação. Todos esses elementos nos fazem acreditar que um evento como o Salão do Artesanato, posicionado na orla da capital, vai superar todos os números que já conquistamos ao longo dessas 40 edições”, disse o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/PB, Luciano Holanda.
Ele ainda lembrou que o Salão, mesmo após o seu término, continua gerando renda para os artesãos ao longo do ano através de encomendas fechadas durante o período do evento. “A nossa expectativa é que a gente supere o número de visitantes e de negócios efetivados ao longo do Salão e que a gente possa, de fato, colocar ainda mais o artesanato paraibano na rota nacional e internacional”, completou o gerente.
Por sua vez, a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba, Marielza Rodriguez, falou sobre a homenagem aos artesãos do mosaico que, pela primeira vez, vão protagonizar o tema do evento. “Dentro dos estudos e pesquisas para essas homenagens, visitamos muitos municípios que tinham o mosaico, mas, em especial, descobrimos que João Pessoa têm muitos monumentos e pontos turísticos feitos com essa arte, como praças, calçadas, viadutos. Isso foi muito interessante”, disse Marielza. Ao todo, serão dez artesãos do mosaico homenageados que atuam na capital e nas cidades de Pitimbu e Cabedelo.
O evento – O Salão do Artesanato será realizado de 9 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026, das 16h às 22h, em uma estrutura montada ao lado do Hotel Tambaú, na orla da capital. A visitação no espaço é gratuita, mas os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não perecível que, posteriormente, vai beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Sebrae-PB