logo paraiba total
logo paraiba total
encantos do rio paraíba
Foto: Divulgação

Economia Criativa: Paraíba avança em turismo criativo e sustentável com apoio do Sebrae e plano regional

Regina Amorim destaca a reinvenção dos negócios e a importância de práticas de ESG para consolidar o destino em mercados nacional e internacional

29 de dezembro de 2025

Muitas são as formas de promover um território turístico, basta destacar experiências e características que o tornam incomum. Podemos descrever diversos municípios paraibanos que oferecem condições atraentes, para o turismo criativo e para a abertura de negócios.

Já senti muita alegria percebendo a criatividade e o bem receber dos empreendedores paraibanos ao gerarem felicidade e bem-estar para os visitantes e turistas. Já me surpreendi com clientes, que reinventaram seus negócios com poucos recursos financeiros, mas utilizando recursos intangíveis, tais como: criatividade, cultural local e conhecimento. Também já senti indignação com a governança que não agrega, porque não pensa coletivamente, nem se preocupa com o desenvolvimento colaborativo do território.

Mesmo diante de fatores positivos e negativos, aprendo muito sobre autoconhecimento e o que realmente importa é o propósito focado na reinvenção, mente disruptiva, criatividade, geração de valor e experiências que encantem os clientes, gerem empregos e oportunidades de negócios para todos os envolvidos, com os melhores resultados.

Muitas vezes as crises nos trazem para a essência do propósito, de reinventar negócios e estratégias, criar soluções e gerar resultados. Devemos pensar que, onde há problemas há oportunidades, por isso devemos identificá-los. Esse é um dos grandes segredos de sucesso de uma gestão pública ou privada.

Muitas cidades pequenas na Paraíba estão centradas na recepção de turistas pela promoção de eventos, seja festivais de inverno, festivais gastronômicos e outras opções para o entretenimento, além da existência de verdadeiros tesouros naturais e culturais. A parceria do SEBRAE e do Governo do Estado tem contribuído para a interiorização do turismo, para mudar o perfil dos municípios paraibanos, priorizando o turismo como uma atividade econômica do território.

O Plano Regional de Turismo Sustentável das Regiões Turísticas da Paraíba, coordenado pelo SEBRAE, direcionará para as estratégias de desenvolvimento de turismo sustentável, organização de eventos locais de turismo, seminário em gestão de destinos turísticos, experiência inovadoras, para o turismo sustentável e experiências regionais integradas.

A implantação de projetos emblemáticos, o desenvolvimento de uma identidade visual que reflita os valores sustentáveis e conexões com o território, estudos técnicos sobre consumo hídrico, geração de resíduos e pegada de carbono do setor turístico e programas de formação em práticas responsáveis para agências de receptivo e trabalhadores turísticos.

A consultoria do SEBRAE visa construir um futuro sustentável para o território paraibano. As práticas de ESG – Ambiental, Social e Governança já é uma resposta coordenada e estratégica, diante do crescimento acelerado do turismo e de importantes desafios ambientais, sociais e culturais, tais como: o mal uso dos recursos naturais, a perda da identidade cultural, que ameaça as tradições e o patrimônio, a necessidade de cuidar do território.

Para continuar consolidando o turismo da Paraíba, no mercado regional, nacional e internacional é preciso ter clareza dos desafios e próximos passos, como por exemplo: posicionar o destino Paraíba em mercados internacionais, como modelo de turismo criativo e sustentável. Expandir iniciativas exitosas para todo o território e adicionar novos empreendimentos. Consolidar leis municipais para estabelecer regulamentos que protejam o patrimônio natural e cultural. Ampliar a base de operadores, serviços turísticos e atores comunitários no CADASTUR. Implementar sistema de monitoramento de pegada de carbono e o impacto turístico na água, resíduos e biodiversidade.

O que diferencia as pessoas das demais é o impacto positivo e o legado que elas deixam no território onde vivem. É a capacidade de usar a razão para fazer conexões que agregam valor. É a habilidade de manter conhecimento relevante na memória. É a capacidade de ativar a atenção para algo específico, quando necessário. É descobrir a habilidade de exercer certa atividade com as pessoas à sua volta, pois a contribuição coletiva é sábia e visionária.

Regina Amorim

Foto: Linkedin

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

Fonte: Regina Amorim