Os desafios do Compliance nas empresas e a trajetória da AeC no fortalecimento da governança
Com 10 anos de práticas estruturadas, companhia se destaca pela cultura ética, engajamento de lideranças e conquistas inéditas em certificações
17 de dezembro de 2025
Em um cenário corporativo marcado por exigências regulatórias crescentes, por expectativas sociais mais amplas e por uma necessidade permanente de proteção reputacional, o Compliance consolidou-se como um sistema estratégico de integridade; uma arquitetura que combina prevenção, monitoramento, governança e responsabilidade institucional para sustentar decisões seguras e responsáveis. É nesse contexto que a AeC, líder em soluções de experiência do cliente, celebra, em 2025, uma década de atuação estruturada em Compliance, com uma trajetória marcada pela institucionalização de processos robustos, cultura ética consistente e governança madura.
A data simboliza mais que um marco institucional: representa a consolidação de um modelo de gestão capaz de enfrentar desafios complexos, garantindo relações de confiança, transparência e responsabilidade. Esses valores, que orientam a AeC há mais de 30 anos, sustentam um crescimento sólido, com excelência operacional e fortalecimento institucional, mesmo diante de um ambiente de negócios em constantes e rápidas transformações.
Ao longo de sua história, a AeC desenvolveu uma organização robusta, fundamentada em princípios e valores inegociáveis. A busca permanente pelas melhores práticas de governança corporativa, aliada a uma gestão socioambiental responsável, rendeu resultados expressivos: uma equipe altamente engajada, formada por grandes talentos que aliam inovação, eficiência e produtividade sem abrir mão do calor humano e da ética nas relações.
“Esse é o reflexo de uma jornada construída com escolhas responsáveis e compromisso genuíno com a integridade. Quando colocamos nossos valores no centro da estratégia, garantimos não apenas resultados consistentes, mas também um ambiente em que as pessoas se sentem seguras, respeitadas e motivadas a evoluir. É essa base ética que nos permite crescer de forma sustentável e gerar impacto positivo para toda a cadeia e para a sociedade”, afirma Flávia Tomagnini, diretora Jurídica, de ESG e Compliance Officer da AeC.
Superar desafios com estratégia
Um dos maiores desafios para empresas que buscam maturidade em Compliance é garantir que a integridade esteja verdadeiramente enraizada na cultura organizacional. Na AeC, esse avanço ocorre por meio de ações estruturadas que fortalecem relações de confiança, ampliam oportunidades de negócios, garantem segurança a investidores e promovem o desenvolvimento sustentável da companhia e de seu ecossistema.
A revisão do Código de Conduta, com técnicas de legal desing (abordagem que usa elementos de design para tornar documentos jurídicos mais claros e acessíveis), tornou o documento mais acessível aos mais de 54 mil colaboradores, um passo essencial diante do desafio de comunicar temas complexos de forma simples e aplicável ao dia a dia. Iniciativas como o Game do Compliance – Experiência 360, a Blitz do Compliance AeC, o investimento constante em campanhas de comunicação e iniciativas como o Café com Compliance (que levam a Compliance Officer para conversas com colaboradores de todas os níveis da empresas) também reforçaram o entendimento das normas por meio de gamificação, contato direto e com o dinamismo necessário, utilizando todos os recursos disponíveis para tornar o programa acessível e com entendimento para todos.
Para além das ações de aculturamento, a AeC também investe fortemente na governança do seu Canal de Denúncias e no monitoramento da cadeia de suprimentos. Por meio de uma plataforma auditável e segura, o Comitê e toda a equipe da área conseguem acessar, apurar, acolher e acompanhar denúncias, além de executar due dilligences, garantindo ainda mais aderência às condutas desejáveis, às normas e transparência aos processos.
Pioneirismo em certificações internacionais
A evolução da AeC nessa agenda se reflete em conquistas que poucas empresas brasileiras alcançaram. Em 2024, a companhia obteve a certificação ISO 37301, que atesta a eficácia do Sistema de Gestão de Compliance e a posiciona como pioneira no setor. A conquista se soma à recertificação da ISO 37001 (Antissuborno), obtida inicialmente em 2023, consolidando a AeC como referência no combate ao suborno e à corrupção.
“Chegar aos 10 anos de Compliance AeC com as certificações ISO 37301 e ISO 37001 consolida nosso compromisso com os mais altos padrões internacionais de gestão e integridade. Esses resultados mostram que evoluímos com profundidade, método e responsabilidade. Seguimos trabalhando para que a AeC seja referência em ética, governança e impacto positivo na sociedade”, reforça Flávia Tomagnini.
Ao completar uma década de Compliance estruturado, a AeC demonstra que enfrentar os desafios exige dedicação contínua, visão estratégica e compromisso genuíno com a integridade. Mais do que um pilar de gestão, o Compliance nas grandes empresas consolidou-se como um diferencial competitivo que impulsiona o presente e prepara para um futuro ainda mais sustentável, seguro e inovador.
Fonte: Assessoria