Todeschini celebra 140 anos com campanha que resgata a “alma da família” ítalo-brasileira
Filmes destacam cotidiano, cultura e gastronomia em ação que une nostalgia da “época de ouro” da publicidade e dinâmica digital
15 de dezembro de 2025
A Todeschini, marca que pertence a Selmi, que também produz massas e biscoitos das marcas Renata e Galo, lança a campanha comemorativa pelos 140 anos de história, celebrando seu legado como símbolo da imigração italiana no Brasil e referência na produção de massas. Fundada em 1885 por Giuseppe Todeschini, em Curitiba (PR), a marca nasceu com uma produção artesanal que marcou gerações e evoluiu até se tornar, em 1906, a primeira indústria de massas do Sul do país. Desde 2021, integra a Selmi, que soma 138 anos de atuação, reforçando a força de um portfólio que atravessa séculos sem perder o DNA da tradição culinária ítalo-brasileira.
A campanha, criada pela agência Hagens, estreia com 10 filmes que apresentam situações do cotidiano familiar, sempre guiadas pelo sabor das massas Todeschini e pelo afeto que a mesa representa na cultura italiana. Os protagonistas são João Gabriel Bertolini e sua mãe, Eni Bertolini, personagens reais que representam a herança ítalo-brasileira em sua forma mais espontânea.
Segundo José Alves Neto, que lidera o time de criação da campanha, o conceito nasceu do desejo de resgatar a alma das famílias de origem italiana, que possui características tradicionais, musicais, bem-humoradas e profundamente ligadas à cozinha.
“É uma campanha que busca a essência da cultura ítalo-brasileira. Os filmes unem criatividade, diversão e a nobreza da ópera de maneira acessível, sempre com um bom humor que é o DNA dessas famílias, que têm perfeita conexão com a essência da marca Todeschini. Trazemos referências da época de ouro da publicidade, mas com a dinâmica de performance do digital, que dá a essa narrativa uma força incrível”, afirma Neto.
Os filmes estarão disponíveis nos perfis oficiais das marcas no Youtube, Instagram e Tik Tok e serão veiculados nas grades de televisão de vários mercados no Brasil.
Cotidiano, música e afeto em cena
O tenor, ator e advogado, João Gabriel Bertolini, um dos protagonistas da campanha, conta que a gravação dos filmes foi marcada pela espontaneidade. “Foi uma experiência muito natural. Estávamos ansiosos no início, mas logo lembrei de uma frase da minha avó: ‘A chama do fogão é que mantém a família unida’. A campanha retrata exatamente isso: nosso cotidiano, a união em torno da mesa, as longas conversas, a alegria e até o hábito de implicar um com o outro na cozinha”, diz.
Ele acrescenta que sua família sempre viveu a música como parte da educação e da rotina e destaca a estreia de sua mãe, Eni, diante das câmeras como uma grande revelação.
“Embora eu seja advogado, sempre vi a profissão como uma forma de arte, que convive com a música, também atuo na cena lírica e presido uma associação dedicada a recitais. Participar dessa campanha foi unir tudo isso: tradição, afeto e música. A minha mãe foi chamada de ‘atriz revelação’ pela equipe. Ela se soltou muito rápido. Mesmo sem experiência prévia, trouxe para os filmes a espontaneidade que é muito nossa”, comenta Bertolini.
“Uma honra representar nossa origem”
Para Eni Bertolini, atuar na campanha foi mais do que participar de uma produção publicitária, foi representar um modo de vida e que vê o projeto como uma forma de fortalecer a herança ítalo-brasileira. Uma curiosidade interessante é que as gravações aconteceram na própria cozinha da família Bertolini.
“Sinto-me honrada por retratar nossa origem e nosso estilo de vida. Não temos noção da dimensão nacional que a campanha pode alcançar, mas fico feliz por ajudar a divulgar uma marca com 140 anos de história. Isso tem um peso enorme para o Brasil. É uma oportunidade de fomentar a tradição culinária e cultural que representa a essência da nossa família. A cozinha é o nosso ponto de encontro e a campanha celebra exatamente isso”, completa Eni.
Tradição que atravessa gerações
Para a Selmi, a campanha reforça o compromisso de valorizar a história e a autenticidade da marca. Segundo Marcelo Guimarães, diretor comercial da companhia, preservar o DNA da família ítalo-brasileira é um dos pilares da Todeschini.
“A Todeschini carrega uma herança centenária e continua sendo referência em tradição. A marca mantém a qualidade que remete às receitas típicas da culinária italiana e isso é fundamental para nós. Celebrar seus 140 anos é reconhecer a força dessa trajetória e seu papel na mesa das famílias brasileiras”, afirma.
Com um portfólio que mantém vivas receitas e métodos que atravessam gerações, a Todeschini reforça, nesta campanha, sua conexão histórica com a cultura ítalo-brasileira, agora renovada pela linguagem contemporânea e pela emoção de quem vive essa tradição dentro de casa.
Fonte: Vivass Comunicação