Walker Cunha: “Sabemos onde queremos chegar e agora é aprimorar o que já conquistamos”
Diretor da Cabanna Móveis celebra 15 anos da marca e destaca expansão nacional, design autoral e compromisso com sustentabilidade
11 de dezembro de 2025
Walker Cunha, diretor da Cabanna Móveis, é um dos principais responsáveis por conduzir a marca ao longo de seus 15 anos de história, consolidando-a como referência em design autoral e qualidade no segmento de mobiliário de alto padrão. Sob sua liderança, a empresa não apenas expandiu sua presença nacional e internacional, mas também estabeleceu um forte compromisso com a valorização do design brasileiro, a inovação sustentável e o desenvolvimento de parcerias sólidas com designers, arquitetos e construtoras. Nesta entrevista, Walker compartilha suas reflexões sobre a trajetória da empresa, seu posicionamento atual e sua visão para o futuro, destacando os valores que fundamentam cada decisão e conquista da Cabanna.
Quais são os seus sentimentos ao completar 15 anos de Cabanna Móveis
É um sentimento de dever cumprido e, ao mesmo tempo, de muita gratidão pelos clientes que acreditam na nossa marca, pelos parceiros, arquitetos e designers que especificam nossos projetos em seus trabalhos. Também pelos parceiros comerciais do B2B e da área corporativa, que tem crescido muito na Paraíba, especialmente na construção civil – hoje os empreendimentos são entregues já mobiliados, e temos parceria com praticamente todas as construtoras consolidadas do estado. Além disso, contamos com uma rede de revendedores em todo o Brasil. Neste momento, estamos justamente recepcionando essas pessoas que acreditam na Cabanna e ajudam a consolidar nossa presença.
E como a empresa se posiciona a partir de agora?
Já estamos bem estabelecidos no mercado de alta decoração, com produtos diferenciados, designs autorais e altíssima qualidade. Sabemos onde queremos chegar e agora é aprimorar o que já conquistamos. Nos próximos anos, será um processo de melhoria contínua. Inclusive, na próxima semana, receberemos um prêmio de qualidade e gestão empresarial com responsabilidade social do Instituto Latino-Americano, que reconhece marcas de vários países. Hoje, já estamos presentes em mais de nove países das Américas do Sul, Central e do Norte. Então, é seguir em frente, consolidando ainda mais nossa trajetória.
Como foi o ano de 2025 para a Cabanna?
Foi um ano de muitas realizações e conquistas. Ainda não encerrou, mas está sendo muito positivo. Conseguimos crescer mesmo diante de cenários desafiadores, porque buscamos sair da mesmice, inovar e fazer diferente.
A Cabanna traz um posicionamento único para a Paraíba. Como vocês valorizam a brasilidade em seus produtos, já que o design brasileiro está em alta?
Nossa inspiração vem essencialmente do litoral. O Estúdio Cabanna desenvolve peças que levam nomes de praias do nosso litoral e são criadas a partir de elementos identificados na natureza – e isso é a essência da brasilidade. Esse conceito foi ampliado ao longo do tempo, mas já estava presente desde o início. Agora, estamos surfando a onda que já acompanhávamos.
Vocês também têm fortes parcerias com designers locais, como Sérgio Matos e Bruno Simões. Como essas colaborações contribuem para a identidade da marca?
A Cabanna realmente se consolidou quando passamos a apostar firmemente no design brasileiro. Trabalhamos com talentos daqui da Paraíba, como Lana Débora, do Rio Grande do Norte, e Sérgio Matos, que tem estúdio em Campina Grande. Também apoiamos o Estúdio Galho, que despontou nacionalmente após um concurso do qual fomos apoiadores. É gratificante contribuir com esses profissionais, materializando suas ideias e impulsionando suas carreiras – eles recebem royalties pelos designs e isso movimenta a economia criativa. Além disso, temos um estúdio interno composto por arquitetos e designers formados em universidades locais, como a de Rio Tinto e Campina Grande, e estamos sempre em busca de novos talentos para oxigenar nossa equipe.
Considerando a crescente discussão sobre sustentabilidade, especialmente em eventos como a COP 30, como a Cabanna incorpora essas práticas em sua operação?
Há bastante tempo trabalhamos focados na economia circular e na ecoinovação, que se baseia em três pilares: responsabilidade social, econômica e ambiental. Toda nossa energia é fotovoltaica, utilizamos materiais provenientes de reprocessamento de resíduos e hoje operamos com praticamente zero descarte. Nossa pintura é eletrostática, livre de solventes. Além disso, promovemos ações sociais, como transformar retalhos de tecido em colchas de patchwork e sacos de dormir para pessoas em situação de vulnerabilidade. É uma consciência que faz parte da nossa cultura.
Fonte: Aléssia Guedes