logo paraiba total
logo paraiba total
aec
Foto: Divulgação

AeC inaugura nova unidade em Patos (PB) e projeta 500 empregos no Sertão até o fim do ano

Com investimento de R$ 5,3 milhões, empresa de contact center já emprega 270 pessoas na cidade e reforça estratégia de interiorização no Nordeste

10 de dezembro de 2025

A AeC, uma das maiores empregadoras do Brasil no setor de contact center, inaugurou sua nova unidade em Patos, no Sertão da Paraíba, marcando mais um passo no movimento de interiorização que já transformou cidades do interior do Nordeste como Campina Grande, Mossoró, Juazeiro do Norte e Arapiraca. O momento foi celebrado neste sábado, 6 de dezembro, no Guedes Shopping, onde a empresa instalou sua estrutura.

Com investimento de R$ 5,3 milhões em infraestrutura e tecnologia de última geração, a unidade de Patos conta com 320 posições de atendimento e já emprega 270 pessoas em regime formal de trabalho, número que deve crescer já que mais de 100 novas vagas foram abertas recentemente. A expectativa é chegar a 500 colaboradores em Patos até o final de dezembro.

Sobre a escolha da cidade de Patos, o fundador e presidente do Conselho de Administração da AeC, Antônio Guilherme Noronha, lembrou o papel pioneiro da companhia na interiorização do setor no Brasil e destacou o impacto positivo da chegada da empresa em cidades como Campina Grande, Mossoró, Juazeiro do Norte e Arapiraca, onde, hoje, a AeC é o maior empregador formal com um novo emprego a cada hora em algum lugar do Brasil e 16 pessoas promovidas diariamente.

“Começamos há mais de uma década em Campina Grande, quando muitos achavam que só se poderia atender de São Paulo, e hoje somos o maior empregador formal por lá. Passamos por Mossoró, Arapiraca, Juazeiro do Norte, e fomos nos consolidando como a maior força de trabalho em cada localidade. Em Patos, estamos seguindo a mesma trajetória, gerando empregos e fixando os jovens junto às suas famílias”, destacou Antônio Guilherme.

Ele continuou revelando aspectos da expansão da empresa no Nordeste: “Nos últimos anos, a AeC tem desenhado uma estratégia de expansão que vai além de simplesmente abrir unidades e levar serviços de atendimento ao cliente de alta qualidade para além dos grandes centros: trata-se de interiorizar a empregabilidade em cidades com poucas oportunidades, gerar renda, inclusão social real e impactos estruturais, dando acesso profissional para mulheres, jovens, pessoas sem experiência, 50+ e comunidade LGBTQIA+ , em municípios onde o emprego formal e remoto são ferramentas de transformação social”, enfatizou.

Interiorização como estratégia nacional

Já o CEO da AeC, Raphael Duailibi, revelou que a expansão da AeC em cidades médias e pequenas é uma diretriz estratégica da empresa. Segundo ele, Patos está atendendo as mais altas expectativas: “Sabíamos do potencial do Nordeste e da força das cidades onde escolhemos atuar. Encontramos aqui um povo caloroso, determinado e engajado. Esse movimento de interiorização começou há 15 anos, quando saímos de Belo Horizonte para o interior de Minas, e agora se expande com ainda mais intensidade no Nordeste. Já anunciamos duas novas cidades, Girau do Ponciano e Campo Alegre, ambas em Alagoas. Além de Patos, que opera há seis meses, temos Aracati em construção e Bocaiúva, em Minas, já ativa. Estamos criando uma rede de cidades menores onde encontramos talentos extraordinários.”

Duailibi também reforçou o diferencial que sustenta o modelo da empresa: “Nosso posicionamento é tecnologia e calor humano. Investimos muito em tecnologia para dar mais ferramentas ao nosso time, mas é nas cidades menores que encontramos o calor humano que faz a diferença. Aqui enxergam a vaga como uma grande oportunidade. Conheci hoje aqui uma colaboradora de 18 anos recém-promovida a supervisora, o que retrata o potencial de Patos, da juventude. Vejo muitas mulheres liderando equipes com enorme capacidade. Isso nos mostra que estamos no caminho certo.”

Crescimento interno e protagonismo local

A AeC tem estruturado uma política robusta de desenvolvimento humano, que se reflete no ritmo de promoções e na formação de novas lideranças nas cidades onde atua. O vice-presidente de Pessoas, Alexandre Farias, ressaltou o desempenho da equipe patoense: “É muito significativo nos posicionarmos em Patos, uma cidade que já demonstra destaque em qualidade de atendimento. Em apenas dois meses, mais de 20 líderes foram promovidos e há forte potencial para que muitos se tornem coordenadores e gerentes. Nosso papel é possibilitar crescimento e desenvolvimento. Estamos muito felizes com a inauguração e confiantes no futuro: Patos é próspera, e temos expectativa de chegar a mil pessoas rapidamente. No fim do ano já alcançaremos 500, e, se o desempenho continuar, cresceremos muito mais.”

Nos últimos 12 meses, a AeC registrou 5.900 promoções internas. Além disso, a empresa se orgulha de proporcionar a 67% dos seus contratados a primeira experiência formal de trabalho, reflexo da política de democratização do acesso, que exige apenas ensino médio completo e maioridade.

Consolidação no Sertão paraibano

Com a nova unidade, a AeC consolida-se ainda mais como uma das maiores geradoras de emprego formal na Paraíba onde já soma 21 mil colaboradores e inaugura um capítulo estratégico para o desenvolvimento do Sertão paraibano, levando tecnologia assim como perspectivas de futuro para centenas de famílias patoenses, movimento que reforça o papel da empresa como vetor de transformação social e econômica no interior.

Ao instalar sua operação no Guedes Shopping, a empresa injeta dinamismo econômico, fortalece a cadeia de consumo local e estabelece bases para formar, em Patos, seus futuros supervisores, coordenadores e gerentes, replicando o mesmo ciclo virtuoso visto em Campina Grande, Mossoró e Juazeiro do Norte.

A inauguração marca não só a abertura de uma nova unidade, mas o início de um capítulo estratégico para o desenvolvimento do Sertão: geração de renda, tecnologia a serviço das pessoas e perspectivas de futuro para centenas de famílias patoenses.

Fonte: Assessoria