Sarau lítero-musical marca neste sábado a abertura da exposição Natal Luz 2025
Vernissage reúne pinturas, poesias, canto coral e homenagem ao maestro Eduardo Nóbrega; evento integra arte visual, literatura e gastronomia com temática natalina nordestina
5 de dezembro de 2025
O restaurante-galeria Canoa dos Camarões vai proporcionar na noite deste sábado (06) uma experiência inédita e imersiva aos clientes, trazendo a temática natalina e referências culturais nordestinas como fio condutor. Trata-se da abertura da exposição Natal Luz 2025, que contará com um sarau lítero-musical, pinturas, poesias, canto coral, declamações e homenagens. A vernissage será realizada a partir das 20h e incluirá uma homenagem especial ao maestro Eduardo Nóbrega.
Promovida pelos Projetos Culturais Canoa dos Camarões e Pinturas & Poesias, a mostra reúne quatro artistas visuais e oito poetas. “Os textos poéticos surgem em ampliações ou reduções, compondo um conjunto de painéis e postais que resgatam as tradições das mensagens natalinas, em que imagem e palavra se completam: ora as pinturas ilustram versos, ora os versos despertam imagens”, explica o curador da exposição e artista participante, Antônio Cláudio Massa.
Além do curador, integram o elenco da mostra os artistas visuais Mônica Lia, Pedro Callado e Sô Sobreira. Suas obras originais serão apresentadas em pequenos formatos e técnicas livres, associadas aos poemas de Alfredo Fagundes, Boisbaudran Imperiano, Edvaldo Laurentino, Maria Berenice, Oliveira de Panelas, Ricardo Freitas, Thiago Alves e Vânia Rocha.
Gastronomia, música e homenagem
O público também será surpreendido pela integração de outras expressões artísticas durante a abertura da exposição. A gastronomia da casa apresenta cinco novas opções no cardápio, enquanto a intervenção musical proporcionará um momento imersivo, poético e performático.
Pela primeira vez no Canoa dos Camarões, um coral de 12 vozes, com acompanhamento musical exclusivo, se apresentará na casa, em uma noite dedicada a homenagear o maestro Eduardo Nóbrega. A trajetória do homenageado inclui participação em diversos festivais nacionais e internacionais como regente de corais. Atualmente, ele é professor do Departamento de Educação Musical da UFPB, com foco em Música Popular Brasileira e Regência Coral. “Vamos compor juntos um coral de sensibilidades artísticas para enaltecer os valores eternos do Natal”, resume a empresária Lúcia Lyra.
Fonte: Assessoria