logo paraiba total
logo paraiba total
drone
Foto: Secom JP

Pilotos de drones têm até esta quinta-feira (27) para cadastro na Romaria da Penha em João Pessoa

Polícia Militra alerta que espaço aéreo será restrito durante evento; voos não autorizados terão drones apreendidos

27 de novembro de 2025

Quem deseja sobrevoar utilizando aeronaves remotamente pilotadas (drones) o trajeto e a missa campal da 262ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, neste final de semana, em João Pessoa, precisa ficar atento e realizar cadastro. Como medida de segurança, o espaço aéreo vai ficar restrito, e os pilotos devem solicitar uma autorização de voo no Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas (Sarpas) para esses dias de festa, período em que há grande concentração de público.

O alerta é do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), da Polícia Militar da Paraíba. De acordo com a unidade, da noite do sábado (29) até o fim do evento, no domingo (30), as localidades que recebem o trajeto da Romaria tornam-se uma Zona Restrita de Voo (FRZ). Isso acontece para ordenar o espaço, evitar acidentes, incluindo com helicópteros das Forças de Segurança, e o risco de voos por pessoas não habilitadas.

Para tanto, quem deseja pilotar as aeronaves remotamente pilotadas (RPAs), os drones, nos dias do evento, deve se cadastrar no Sistema para solicitação de acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas (Sarpas).

De forma complementar, os pilotos também precisam fazer o cadastro pela Polícia Militar, no link: https://forms.gle/AchwbTJvZLkE5zU2A . O prazo para isso é até as 17h desta quinta-feira (27). As informações serão encaminhadas para a própria Força Aérea Brasileira (FAB).

“A regulamentação é feita justamente com essa intenção de ordenar o espaço, trazendo mais segurança para os romeiros e para todos os que estarão presentes no evento. Ela é uma medida que vem sendo implementada em eventos com grande público, e temos tido bons resultados. A regulamentação é feita e o registro das aeronaves é feito junto ao Cindacta III, da Força Aérea Brasileira, que legaliza as ações dos voos”, explicou o major Deuslânio, comandante do GOA.

Cadastro

O cadastro no link é rápido, simples e gratuito, devendo os pilotos informarem os dados básicos deles e das aeronaves. De acordo com o comandante do GOA, quem for flagrado com RPAs sem autorização deverá responder na forma da lei, e terá o material apreendido.

“A gente pede a atenção dos pilotos para o cumprimento dos dispositivos legais, mas, acima de tudo, para voos que respeitem as regras de segurança, beneficiando assim não só os romeiros, as famílias, como também a todos que fazem parte desse grande evento religioso”, reforçou o oficial.

Fonte: Secom PB