33,8 milhões consumidores usarão 50% do 13º em compras de fim de ano, aponta pesquisa
Pesquisa CNDL/SPC mostra que 50% do 13º será usado em presentes, festas e compras pessoais; 69 milhões farão bicos para aumentar renda no Natal
24 de novembro de 2025
O impacto do 13º salário no comércio de fim de ano será significativo. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, indica que 33,8 milhões de consumidores destinarão a metade de seus recursos do décimo terceiro (50%) para compras de presentes, comemorações de fim de ano e aquisição de produtos pessoais desejados.
Essa concentração de intenções no consumo, que inclui 30% para presentes, 21% para festas e 20% para compras pessoais adiadas, reforça o papel do 13º salário como principal recurso financeiro para os gastos de Natal e Ano Novo. Entre os que recebem o benefício (54% dos entrevistados), 86% declaram que ele influencia totalmente ou em parte nos seus gastos de fim de ano.
Além disso, o foco em quitar dívidas em atraso diminuiu 7 pontos percentuais em relação a 2023, totalizando cerca de 9,7 milhões de pessoas com essa prioridade. O cenário reforça a necessidade de forte educação e planejamento financeiro.
O presidente da CNDL, José César da Costa, alerta que é crucial considerar os gastos típicos do início do ano, como IPTU, IPVA e materiais escolares. “É fundamental que os consumidores encontrem um equilíbrio entre o desejo de consumo (presentes e comemorações) e a manutenção de uma saúde financeira de longo prazo. O país passa pelo maior número de consumidores endividados da história, o que reforça a necessidade de se ter como prioridade o orçamento e o pagamento das contas das famílias”.
69,1 milhões de consumidores pretendem recorrer a bicos para aumentar a renda e gastar mais no Natal
A pesquisa ainda mostra que 56% dos entrevistados pretendem fazer bicos para comprar mais presentes para o Natal. De acordo com o levantamento, aproximadamente 69,1 milhões de consumidores farão atividades extras para consumir mais no Natal.
“Além do pagamento de dívidas, é o momento do trabalhador se organizar para os gastos extras de início de ano. O começo do ano é sempre o período de pagamento de impostos e de taxas, como matrícula e material escolar. É crucial que uma reserva seja organizada com o 13º para não ser pego de surpresa e já iniciar o novo ano endividado.” oportunidade para não ficar no vermelho”, orienta Costa.
Metodologia
Público-alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.
Amostra: 755 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar no Natal. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 casos, com a intenção de comprar presente nessa data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,6 p.p e 4,0 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.
Período da coleta dos dados: 15 a 23 de outubro de 2025.
Fonte: CNDL