Estudantes se unem para realizar mutirão de limpeza na Praia de Tambaú em João Pessoa
Ação realizada pelo Movimento Plástico Transforma visa reforçar a importância do descarte correto e da reciclagem de resíduos
24 de novembro de 2025
O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS, e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB), realizará no dia 28 de novembro, a partir das 8h30, a primeira edição do mutirão de limpeza de João Pessoa, na orla da Praia de Tambaú. A ação contará com a presença de cerca de 50 crianças da Escola Municipal Ativa Integral Professor João Gadelha de Oliveira, que também participarão de atividades educativas conduzidas pela SOLOS.
A iniciativa visa reforçar a importância do descarte correto e promover a conscientização ambiental, assim como melhorar a qualidade de vida nas cidades. Para isso, no dia anterior à ação, os alunos receberão uma breve capacitação sobre os diferentes tipos de materiais recicláveis e informações sobre reciclagem de resíduos promovida por integrantes do Movimento Plástico Transforma. No dia do mutirão, eles serão divididos em grupos para realizar a coleta, aplicando o que aprenderam no dia anterior na prática e de forma lúdica. Os resíduos recolhidos na praia serão destinados a uma cooperativa parceira, tornando-se renda para catadores e matéria-prima para novas aplicações.
De acordo com Simone Carvalho, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, a ação é uma importante ferramenta de educação ambiental para a população. “O mutirão faz parte de uma série de ações de educação ambiental que podem ser realizadas para incentivar práticas sustentáveis. A participação de crianças torna a inciativa ainda mais relevante, uma vez que elas podem atuar como replicadoras do que aprenderam em suas casas, escolas e locais que frequentam, além de desenvolverem o senso de responsabilidade com o planeta.”
Essa será a primeira vez que o Movimento Plástico Transforma promove o mutirão na cidade, mas a ação já vem sendo realiza em outras praias do nordeste, sendo elas em Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Recife (PE), além das realizadas no Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS). A ação, inclusive, foi vencedora do Prêmio Plástico Sul 2025 na categoria Compromisso Social. A premiação visa valorizar as iniciativas inovadoras e sustentáveis da indústria do plástico.
A proposta dos mutirões é que, ao fim dessas ações, as crianças e jovens possam criar uma nova perspectiva de cidadania e contribuam ativamente para a limpeza, não apenas destes pontos turísticos, mas que tragam a ação para o seu dia a dia, tornando-se multiplicadores em suas casas e comunidades.
Atividades transformadoras como essas mostram a relevância da preocupação com o meio ambiente, contribuindo para a economia circular de materiais recicláveis e impactando a sociedade de forma positiva.
Fonte: Assessoria