logo paraiba total
logo paraiba total
boticário
Foto: Divulgação

Boticário investe 50% a mais em fragrância e lança Hadiya para dominar perfumaria árabe no Brasil

Nova marca projeta crescimento de 300% em 2026 e representa maior aporte da história do grupo em perfumaria, com oud mais precioso do mundo

24 de novembro de 2025

Da perfumaria de nicho ao boom nas redes sociais, a ascensão da perfumaria árabe já se provou além de uma tendência de consumo. Seja por sua composição de matérias-primas com madeiras e notas intensas ou pelo apelo upper premium, os produtos caíram no gosto dos consumidores brasileiros. Neste cenário, O Boticário, a marca de perfumaria preferida dos brasileiros*, apresenta Hadiya, nova marca que traz a essência da perfumaria árabe. O lançamento já representa o maior investimento da história do Grupo na categoria, superando em mais de 50% o aporte dedicado a desenvolvimento de fragrância comparado às demais marcas de perfumaria do portfólio.

Hadiya chega com uma projeção ambiciosa: tracionar o crescimento de 300% já em 2026 em lançamentos do Grupo Boticário inspirados em perfumaria árabe. “O Boticário inaugura sua perfumaria árabe com a autoridade de quem, há quase 50 anos, entende e inova no mercado nacional de fragrâncias. A chegada de Hadiya neste momento em que a perfumaria árabe evoluiu de tendência para uma preferência do nosso consumidor só reforça o nosso pioneirismo na categoria”, avalia Renata Gomide, VP de Marketing do Grupo Boticário.

O movimento acontece em um cenário de transformação na categoria de fragrâncias mundial. O mercado global deverá ultrapassar 77 bilhões de dólares até 2032 e segue impulsionado pela valorização da perfumaria autoral, pelo consumo premium e pelo aumento da busca por olfativos mais potentes e de longa duração. Dentro desse contexto, a perfumaria árabe se consolidou como um dos eixos mais dinâmicos do setor, expandindo interesse em diferentes locais do mundo e ampliando sua presença nas conversas digitais.

No Brasil, as buscas por perfumes árabes cresceram 24x em dois anos, segundo o Google Trends. O país concentra 40% da audiência digital global do tema, de acordo com estudo da DSM-Firmenich, e registrou crescimento de 380% na categoria em 2024, alcançando mais de 20 milhões de reais em vendas com predominância de transações em loja física.

Para Boticário, Hadiya nasce como resposta a esse contexto, mas também como plataforma de inovação interna. O desenvolvimento da marca elevou a régua da operação de perfumaria do Grupo, criando protocolos ainda mais exigentes de testes sensoriais, mais rigor técnico na construção dos acordes para garantir duração comprovada, maior profundidade na seleção de ingredientes, como a versão mais pura da madeira Oud Assam, o oud mais precioso do mundo, e uma abordagem mais sofisticada no desenho de concentração e fixação.

“É um desafio que nos motiva apresentar esse produto a um consumidor que já reconhece a perfumaria árabe e sua potência. Isso exigiu dos nossos avaliadores e experts a criação de um novo modelo de trabalho. Hadiya não representa apenas um lançamento, mas uma mudança real na forma como o grupo pesquisa, desenvolve e valida fragrâncias”, detalha Paulo Roseiro, diretor-executivo de Perfumaria do Grupo Boticário.

A marca chega com fragrância de alta concentração e extra long lasting de até 12h, explorando camadas clássicas da perfumaria árabe, como madeiras intensas, especiarias e nuances adocicadas de potência elevada. A identidade visual reforça essa herança histórica ao reinterpretar ânforas milenares – símbolo icônico também para a história do Boticário – em um design contemporâneo que conecta tradição e modernidade. As embalagens traduzem sensorialidade e sofisticação, pilares importantes na categoria.

O plano também prevê a construção consistente do território com novas fragrâncias, expansão gradual de portfólio e presença maximizada em loja física, e-commerce e venda direta. A distribuição omnicanal reforça a capacidade de escala nacional da marca e amplia o alcance de uma categoria que ainda é concentrada em nichos.

Vanguarda construída em décadas e validada pelo consumidor

A relação da marca com códigos olfativos e visuais do Oriente Médio não começou agora. Desde a década de 1990, o Grupo Boticário apostou em construções mais intensas e sofisticadas que dialogavam com essa estética por meio de criações como Tanit e Tuareg. Esses movimentos vieram antes da consolidação do termo perfumaria árabe como categoria formal e demonstraram a capacidade antecipatória da marca em identificar comportamentos e repertórios emergentes. Nas últimas décadas, o grupo intensificou investimentos em pesquisa e desenvolvimento, estruturação de equipes especializadas, ampliação de portfólio internacional de insumos e criação de tecnologias próprias por meio do Núcleo de Inteligência Olfativa. Esse caminho consolidou a marca como referência em inovação e performance em fragrâncias dentro do mercado brasileiro e garantiu lastro para uma entrada sólida na categoria árabe.

E essa consistência se traduz em preferência. O Boticário foi eleito a marca de perfumaria mais amada pelos brasileiros (Kantar)* e registrou mais de 400 mil fragrâncias vendidas por dia em 2024, um marco que sustenta a ampliação de portfólio para uma categoria de maior valor agregado. Para a marca, a chegada de Hadiya se apoia nessa credibilidade e projeta um novo ciclo de expansão no segmento prestige, contribuindo para o fortalecimento da estratégia global de premiumização.

Segundo Roseiro, “Hadiya representa a autoridade da nossa perfumaria e um salto na forma como criamos fragrâncias. O projeto exigiu novos processos, novas competências e uma imersão profunda em uma tendência olfativa globalmente relevante. Entramos no segmento árabe com legitimidade, assinatura e ambição de longo prazo”.

Fonte: Vivass Comunicação