Tecnologia revoluciona gestão de condomínios de temporada com biometria facial e automação
Setor que movimenta R$ 12 bilhões ao ano adota reconhecimento facial e IA; 71% dos hóspedes preferem check-in automatizado
19 de novembro de 2025
O mercado de aluguéis por temporada no Brasil segue em expansão. De acordo com o Relatório Inside Airbnb 2025, o Brasil já conta com mais de 250 mil anúncios ativos em plataformas de hospedagem, sendo 47% deles localizados em condomínios residenciais. Só no ano passado, o crescimento do setor foi de 28% no volume de negócios, segundo a Associação Brasileira de Propriedades de Aluguel por Temporada (Abrapa). Esse avanço, no entanto, traz desafios operacionais que têm sido superados graças à adoção de tecnologias de gestão integrada.
“Um dos grandes problemas enfrentados por síndicos e administradores está no controle de acesso”, declara Ricardo Leão, diretor de inovação da Zênite Tech, empresa que trabalha com soluções de tecnologia. “O futuro dos condomínios de temporada é digital, inteligente e preventivo”, complementa. Um estudo da Lodgify (plataforma para aluguel de temporada), deste ano, mostra que 71% dos hóspedes consideram o check-in automatizado um fator decisivo na hora de reservar.
Um dos empreendimentos que adotaram a tecnologia de reconhecimento facial para controle de acesso em virtude dos aluguéis por temporada é o Israel Flat Tambaú, em João Pessoa. O local chegou a usar um sistema de pulseiras, anteriormente, para controlar a entrada de pessoas não autorizadas, mas essa prática não surtiu o efeito desejado. “Foi a implementação do controle de acesso por biometria facial que mudou a forma de gestão do empreendimento e proporcionou mais segurança para hóspedes, moradores e colaboradores do local”, destaca Francisco Marinho, síndico da unidade. “Antes, havia um descontrole, principalmente nas áreas de piscina, estacionamento e comercial. Hoje, essa situação não existe mais”.
Na ponta do atendimento, os chats automatizados com inteligência artificial já respondem sozinhos a 80% das dúvidas mais comuns dos hóspedes, como horários de check-in, uso de piscinas e estacionamento. A Booking.com relata que anfitriões que utilizam ferramentas de automação de comunicação têm aumento na avaliação média em relação aos que atendem manualmente.
A LGPD segue influenciando a modernização do setor. De acordo com a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, 74% das plataformas de gestão para temporada já oferecem compliance total com a lei, incluindo armazenamento seguro de dados e exclusão automática de informações pessoais após o período legal.
“Entre as tendências para 2026 destacam-se a integração de assistentes de voz em apartamentos, a biometria facial em áreas de lazer e os sistemas preditivos de manutenção, que alertam síndicos sobre possíveis falhas em equipamentos antes que elas ocorram”, ressalta Ricardo Leão.
Fonte: Assessoria