O celular como shopping de bolso: 8 em cada 10 brasileiros finalizam compras no mobile
Estudo Octadesk/Opinion Box mostra que mobile supera computadores no e-commerce; 59% mantêm intenção de compra para Black Friday
10 de novembro de 2025
O smartphone desbancou o computador e é o dispositivo mais usado pelos brasileiros para realizar compras online. Segundo o Ecommerce Trends 2026, pesquisa realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, os dispositivos móveis são utilizados em 78% das compras online, seguidos por 20% em computadores e 2% em tablets. Confira a pesquisa aqui.
As compras via mobile são impulsionadas pela mudança do comportamento do consumidor, cada vez mais digital, e mais da metade prefere realizar as compras à noite ou de madrugada.
Além disso, o avanço tecnológico com o 5G, os aplicativos de lojas e marketplaces e as vendas por plataformas como Instagram e TikTok Shop também colaboram para esse movimento. “O consumidor busca praticidade e, por isso, o celular à mão se tornou uma ferramenta poderosa de compra. Por outro lado, as empresas têm o desafio de oferecer uma navegação simples e sem fricções. Quanto mais simples for comprar, maiores são as chances de conversão de vendas”, afirma Mahara Scholz, Head de Revenue na Octadesk.
Segundo o estudo, 59% afirmaram que pretendem continuar comprando online nos próximos meses, incluindo a Black Friday, que neste ano será realizada no dia 27 de novembro. “Isso demonstra que o mobile não é mais apenas uma extensão do e-commerce e, sim, que estamos diante de uma mudança de comportamento consolidada, mas ainda em expansão”, afirma Mahara.