Economia Criativa: Paraíba transforma desafios em oportunidades com empreendedorismo criativo e turismo sustentável
Regina Amorim fala sobre como o estado investe no Polo Turístico Cabo Branco, energias renováveis e economia criativa para desenvolvimento econômico e social
10 de novembro de 2025
A melhor maneira de lidar com os cenários indesejáveis é estar vigilante para enxergar uma nova oportunidade, saber como melhorar a sua realidade. A opção de mudar de rumo e alcançar resultados desejáveis é o que podemos chamar de “atualização dos seus antecedentes”, com novas informações e manter-se de mente e coração abertos para suas opções e sua capacidade de adaptação.
A obra de José Américo de Almeida está focada na realidade social, econômica e política da região Nordeste e especificamente da Paraíba. Sua linguagem e marca humanística, elucida que os nordestinos e paraibanos têm o direito e a responsabilidade de dar sentido às suas próprias vidas, com criatividade, propósito e autenticidade, diante dos problemas regionais, sempre esquecidos da ação governamental, da época. A identidade do homem nordestino no seu território é de vencedores que conseguem sobreviver aos desafios e às adversidades, sendo, portanto, “as sementes do futuro”, na linguagem do autor.
É tempo de reimaginar quem somos. Sim, somos muito mais do que fomos. O empreendedor consciente de sua origem, rapidamente cria a sua história, com inspiração e criatividade, enxergando oportunidades, expandindo e diversificando os negócios. Ampliar o conhecimento e compreender melhor o mercado são ferramentas fundamentais para os empreendedores.
A capacitação é uma ferramenta estratégica de desenvolvimento. As empresas precisam estar alinhadas à inovação, à gestão, ao empreendedorismo e à criatividade, com práticas interativas, que promovem o bem-estar dos funcionários, reduz o estresse, melhora a saúde mental e desenvolve novas competências.
A Paraíba tem muitas oportunidades em diversas atividades econômicas. Alguns exemplos, mostram a evolução do território paraibano, construindo uma história de cooperação coletiva, conhecimento, parcerias e empreendedorismo. O estado é produtor e exportador de frutas, de cachaças de alambique. A marca Havaianas do Brasil, está sediada em Campina Grande e em Santa Rita. A Paraíba produz e exporta granito e minérios como ilmenita, calçados, lagostas e o algodão já nasce colorido, sem produtos químicos. Paraíba abriga um dos maiores complexos eólicos da América Latina, além de grandes empreendimentos de energia solar.
Não vai demorar a Paraíba comercializar as diversas experiências de turismo inseridas em roteiros temáticos, segmentados e sustentáveis, para o mercado internacional. O governo está investindo no Polo Turístico Cabo Branco, na capital João Pessoa, o maior complexo turístico planejado em execução no Brasil, que está reunindo hotéis, resorts, parque aquático, parque temático, equipamentos de animação e estabelecimentos de comércio e serviços, tudo em um só lugar. Essa estrutura turística certamente vai estar entre as marcas de luxo brasileiras que atraem o mercado turístico internacional.
Além deste complexo turístico, o Governo do Estado também prioriza a interiorização do turismo, atuando em parceria com o SEBRAE-PB, nos 223 municípios, na qualificação e formatação de roteiros turísticos, na inserção de todos os municípios no Mapa da Regionalização – MTUR. A consultoria é gratuita para os municípios, porque o investimento é do SEBRAE e do Governo do Estado, uma proposta comprometida com o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.
Quando acreditamos que “todo problema é uma oportunidade disfarçada” é como fazer do limão uma limonada. É possível transformar insatisfação em colaboração, grandes organizações em rede.
É importante destacar o papel da cultura, das artes, da gastronomia, do artesanato, do teatro, música e literatura como negócios criativos de um território, um celeiro de oportunidades invisíveis, que podem transformar a realidade econômica e social dos municípios em empreendedorismo criativo. As crises também escondem oportunidades. Que os governos municipais também invistam em cursos gratuitos de design de produtos, artes plásticas, patrocine galerias de arte, lojas colaborativas de artesanato, embeleze os muros das cidades com poesia e muralismo. Uma cidade que respira arte estimula a sua população a ser mais criativa e gera oportunidades.

Foto: Linkedin
Sobre Regina Amorim
É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.
Fonte: Regina Amorim