Banco do Nordeste premia clientes de destaque na produção rural, do Litoral ao Sertão da Paraíba
Sete produtores de Boqueirão, Pombal, Lagoa Seca, Brejo dos Santos, Cubati, Fagundes e Marcação foram reconhecidos por impacto social e sustentabilidade
10 de novembro de 2025
Os agricultores e produtores rurais de sete cidades paraibanas, distribuídas entre o Litoral, Agreste e Sertão do estado foram reconhecidos pelos impactos positivos que geraram com as atividades que desenvolvem. O X Prêmio Banco do Nordeste (BNB) da Agricultura Familiar e o I Prêmio de Microfinanças Rural Agroamigo ocorreu nesta sexta-feira, 7, no auditório da Superintendência Estadual da Paraíba, em João Pessoa. O evento é uma realização da instituição financeira e destaca empreendedores e suas trajetórias de impacto social, expansão dos negócios e práticas sustentáveis no meio rural.
Os clientes são das cidades de Boqueirão, Pombal, Lagoa Seca, Brejo dos Santos, Cubati, Fagundes e Marcação. Os avaliadores destacaram 4 microempreendedores rurais do Agroamigo e 3 produtores da Agricultura Familiar. Os premiados concorreram em categorias, como: “Empreendedorismo feminino”, “Inovação e tecnologia”; “Sustentabilidade”; e “Crescer com o Agroamigo”.
Os produtores atuam de forma diversificada, com fruticultura, horticultura, criação de animais, como bovinos, suínos, aves e até mesmo na piscicultura, com criadouro de tilápias. Um dos premiados foi o produtor Josevaldo Leite Fernandes, que a partir do microcrédito rural instalou uma queijaria em sua propriedade, em Pombal. Com os investimentos realizados, ele melhorou a produção de queijos e já alcançou reconhecimento em concursos nacionais.
O gerente do Escritório do BNB na Paraíba, José Marcus Soares, resgatou o histórico de premiações e o alcance do crédito em todo o estado. “O BNB é a instituição financeira que mais investe na agricultura e pecuária da Paraíba. Nada mais justo que reconhecer as boas práticas do estado e estimular as pessoas que empreenderem no campo a usar tecnologias e crédito para crescimento”, ressaltou.
Para selecionar os premiados, o BNB compôs uma comissão de jurados das entidades, como: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto de Terras e outros órgãos de desenvolvimento agrário da Paraíba (Interpa), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Rede Estadual de Colegiados Territoriais/ Estratégia de Desenvolvimento Territorial da Paraíba, e Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Sedap-PB).
Confira os premiados:
X Prêmio da Agricultura Familiar
Sara Maria Constâncio, da cidade de Cubati
Categoria Empreendedorismo Feminino
Ronildo Alexandre Barbosa, da cidade de Fagundes
Categoria Inovação
Wamilton Oliveira dos Santos, da cidade de Marcação
Categoria Sustentabilidade
I Prêmio de Microfinanças Rural Agroamigo
Francisca Pereira Henriques
Categoria Sustentabilidade
Yolanda Ferreira Marinho
Categoria Empreendedorismo Feminino
Josevaldo Leite Fernandes
Categoria Inovação e Tecnologia
Rivanete Fernandes Alves
Categoria Crescer com o Agroamigo