Circuito Hip-Hop Paraíba encerra em João Pessoa com programação gratuita no Espaço Cultural
Evento tem batalhas de breaking, MCs, shows de rap e oficinas de graffiti; última etapa ocorre de quinta a domingo com entrada franca
6 de novembro de 2025
João Pessoa recebe a última etapa do Circuito Hip-Hop, com programação gratuita no Espaço Cultural
Após passar por Cajazeiras e Campina Grande, o Circuito Hip-Hop Paraíba chega a João Pessoa nesta quinta-feira (6). A programação, que é gratuita, ocorre até domingo (9) no Espaço Cultural José Lins do Rego.
Na quinta-feira, a partir das 9h, se realiza a oficina ‘’Bounce: O Mover do Hip-Hop Dance”, com Ayleen (OYU). No mesmo dia, das 14h às 22h, DJ Gui Raiz, facilita a oficina “A Arte do DJ: Formas e Ferramentas para Interagir com a Música”.
Já na sexta-feira (7), das 9h às 17h, ocorrem duas oficinas: “Corpo de Batalha”, com Bgirl Pekena, e “Diásporas Musicais Negras e Hip-Hop: Caminhos para uma Consciência Musical”, com DJ Zeeb. A solenidade de abertura começa às 19h, no Teatro de Arena, com participação do secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, além de MC Negrão, Thayroni Arruda e Gabi Benvenutty, falando do tema “Da Rua à Política: o Hip-Hop como Cultura de Estado”. Ainda no Arena, a partir das 19h ocorrem as apresentações de MC Pretinha e Princesa Raquel.
A programação do sábado (8) tem início às 9h, com Live Paint (pintura ao vivo), com Gardpam (PR), e Workshop Breaking, com facilitação de Bart (CE). Das 18h30 às 19h30 ocorre o espetáculo ‘RAXA’, do coletivo SoulBrazil. As batalhas de breaking têm início às 19h40, já as de MCs às 21h40. Todas as atividades deste dia acontecem no Teatro de Arena, incluindo a pintura em graffiti, com artes de Flora Santos, Dedo Verde e Mulinga.
O último dia de evento traz às 14h o Workshop de DJ, com Erick Jay (SP), que se apresenta com discotecagem às 19h35. Já a batalha de slam tem início às 16h35. Os shows da noite serão assinados por Filosofino, às 20h40, e RAPadura Xique-Chico (CE), às 22h.
Sobre o Circuito – O edital selecionou propostas artísticas e formativas nas linguagens do RAP, danças urbanas, graffiti, discotecagem (DJ) e oficinas voltadas à cultura Hip-Hop. Os valores de remuneração variam de R$ 1.500 a R$ 4.500, a depender da proposta e da categoria, de acordo com edital da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).
A ação é fruto de um processo colaborativo com representantes da Comissão do Hip-Hop da Paraíba. O Circuito teve início em Cajazeiras e passou também por Campina Grande.