Prefeitura de João Pessoa participa da COP 30 com foco em governança climática e inovação
Capital paraibana apresentará políticas de sustentabilidade, mobilidade verde e inovação no maior evento climático do mundo em Belém
4 de novembro de 2025
A Prefeitura de João Pessoa vai participar, entre os dias 9 e 15 de novembro, da 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém (PA). A delegação municipal será chefiada pelo prefeito Cícero Lucena e contará com a presença dos secretários Welison Silveira, do Meio Ambiente (Semam); Maristela Viana, de Mudanças Climáticas (Semuc); e Guido Lemos, Ciência e Tecnologia (Secitec).
A COP 30, organizada pelas Nações Unidas, é o maior evento global sobre mudanças climáticas e reunirá chefes de Estado, ministros, gestores públicos, representantes dos movimentos sociais e especialistas de todo o mundo para discutir ações e metas de enfrentamento à crise climática.
“Estamos trabalhando para que João Pessoa se destaque e seja um dos maiores fóruns internacionais de debate ambiental. A cidade tem avançado muito em políticas de sustentabilidade, inovação e mobilidade verde, e queremos compartilhar essas experiências e buscar novas parcerias para fortalecer nossas ações”, destacou Cícero Lucena.
Integração e protagonismo municipal
O prefeito participará de agendas sobre governança municipal e financiamento climático. O principal compromisso será o Painel da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), no auditório Uruçu (Pavilhão Brasil), com o tema ‘Territórios em Ação: Articulação Municipal e Multissetorial para a Ação Climática’.
Durante o encontro, o prefeito apresentará iniciativas da capital paraibana nas áreas de mobilidade sustentável, arborização urbana, saneamento e inovação, destacando como João Pessoa na atual gestão tem integrado ações de meio ambiente, mudanças climáticas e tecnologia.
Cícero Lucena também participará de um painel sobre ‘Gestão Pública, Governança e Parcerias para o Alcance das Metas Climáticas na Mobilidade Urbana’, evento realizado na Green Zone.
Biodiversidade, resíduos e bioeconomia
O secretário Welison Silveira cumprirá uma agenda técnica voltada a temas como recursos hídricos, economia circular, bioeconomia e gestão de resíduos sólidos. Entre os eventos prioritários estão painéis sobre resiliência hídrica, créditos de carbono da reciclagem e financiamento florestal para combater o desmatamento.
A participação da Semam busca aprofundar o conhecimento técnico e estabelecer parcerias com organismos nacionais e internacionais, além de identificar oportunidades de financiamento para projetos ambientais em João Pessoa, como a ampliação da coleta seletiva e ações de adaptação às mudanças climáticas.
O secretário ressaltou que para João Pessoa, a Conferência representa uma oportunidade estratégica de fortalecer políticas ambientais e de sustentabilidade. “É uma oportunidade única para troca de conhecimentos e também para captar recursos para projetos de mitigação e adaptação e consolidar a cidade como referência em governança climática urbana no Nordeste”, frisou Welison Silveira.
Planejamento climático e governance
A secretária Maristela Viana, de Mudanças Climáticas (Semuc), participará de painéis sobre implementação de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), financiamento climático, adaptação urbana e educação climática.
Entre os destaques estão os eventos ‘Implementação das NDCs no Brasil’, no dia 12; e ‘AdaptaCidades – Governança Climática Multinível para Adaptação’, dia 13. A Semuc pretende aproveitar a COP 30 para atualizar o Plano Municipal de Ação Climática e ampliar o diálogo com redes internacionais como o ICLEI, o Pacto Global de Prefeitos (GCoM) e a Race to Resilience.
Inovação e tecnologia verde
Já o secretário Guido Lemos, de Ciência e Tecnologia (Secitec), acompanhará debates sobre inovação tecnológica, inteligência artificial e infraestrutura digital sustentável. A agenda inclui eventos sobre ‘Infraestrutura Digital Pública’, ‘IA para Adaptação Agrícola’ e ‘Futuro Digital Verde’, temas que dialogam diretamente com as estratégias de transformação tecnológica e governança de dados ambientais da Capital.
Fonte: Secom JP