logo paraiba total
logo paraiba total
tauá
Foto: Divulgação

Tauá João Pessoa adota práticas sustentáveis na nova unidade do Polo Turístico Cabo Branco

Resort investe em eficiência energética e gestão de resíduos com certificação Carbono Neutro antes mesmo das obras concluídas

3 de novembro de 2025

Com inauguração prevista para 1º de julho de 2026, o Tauá Resort João Pessoa marcará a estreia do grupo no Nordeste e promete iniciar uma nova fase do turismo paraibano. Localizado no Polo Turístico Cabo Branco, o empreendimento nasce com uma série de iniciativas aliadas a práticas sustentáveis, reforçando o compromisso com a valorização da economia local e fortalecimento das cadeias produtivas da região.

Ainda em fase de construção, o empreendimento tornou-se um Resort Carbono Neutro, reforçando seu compromisso com a mitigação das mudanças climáticas. Recentemente, foi finalizado o inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e efetuado a compensação das emissões referentes à obra, considerando os períodos de janeiro de 2023 a agosto de 2025. Essas ações asseguraram a certificação Carbono Neutro para o Tauá João Pessoa.

As práticas adotadas pelo Grupo Tauá para os seus empreendimentos de uma forma geral seguem critérios ESG (Environmental, Social, Governance), que envolvem ações concretas de governança responsável e bem-estar social.

O resort está desenvolvendo uma política livre de plásticos de uso único e busca a certificação Lixo Zero. Implementou um sistema rigoroso de gestão de resíduos sólidos, que inclui a separação na origem, reaproveitamento de materiais, compostagem e destinação correta de recicláveis e rejeitos.

Eficiência Energética

Toda a energia utilizada no Tauá João Pessoa será proveniente de fontes renováveis certificadas por I-RECs (Certificado Internacional de Energia Renovável). O empreendimento contará com painéis solares, sistemas automatizados de otimização de consumo, chillers de alta performance e iluminação 100% LED. A gestão hídrica também segue padrões sustentáveis, com reuso de águas cinzas, captação de chuva e equipamentos de baixo consumo.

O empreendimento, que já gerou cerca de 1.400 empregos diretos e indiretos, mantém portas abertas para novas contratações, com prioridade para trabalhadores nordestinos. Isis Batista, gerente de ESG e Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), ressalta que, além de movimentar o turismo, o Tauá tem o objetivo de valorizar a cultura local e fomentar a economia da região. “Temos o projeto de trabalhar com produtos locais como os pescados das comunidades próximas”, acrescenta.

Fonte: Vivass Comunicação