logo paraiba total
logo paraiba total
maracanã
Foto: Fernando Maia/Riotur

Do Maracanã a La Bombonera: Brasil lidera criação da Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul

Iniciativa, lançada ao fim da presidência brasileira no bloco, une turismo e esporte para impulsionar fluxo de visitantes e fortalecer a marca "Visit South America"

23 de outubro de 2025

Para coroar a presidência pro tempore do Brasil à frente do Mercosul, ministérios do Esporte e do Turismo lançaram nesta quarta (22/10), em Brasília, a Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul, uma iniciativa que une esporte e turismo como ferramentas de desenvolvimento econômico e de integração entre povos e culturas.

Dedicada exclusivamente ao mundo do futebol, a rota turística conecta a paixão pelo esporte que une Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. A iniciativa, alinhada à marca “Visit South America”, busca usar o futebol – uma das manifestações culturais mais profundas e transversais da América do Sul –para promover uma experiência integrada, diversificada e sustentável, fortalecendo o turismo como motor de desenvolvimento econômico, social e de cooperação na região.

“O futebol conta a história do nosso povo. Está nas ruas, nos campos de várzea, nas escolas, nas comunidades. É uma paixão que atravessa gerações, que faz parte da vida de meninas e meninos, de homens e mulheres. A Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul é uma forma de valorizar essa identidade, que compartilhamos com os nossos irmãos sul-americanos, e mostrar ao mundo a força que o futebol tem na nossa cultura”, destaca o ministro do Esporte, André Fufuca.

O objetivo central é potencializar o turismo esportivo e aumentar o fluxo de viajantes internacionais entre os países do bloco. “Este é um legado que o Brasil deixa na presidência do Mercosul. Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino. “A Rota vai fortalecer a marca ‘Visit South America’ e, consequentemente, atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil, gerando desenvolvimento e fortalecendo nossos laços culturais”, acrescenta Sabino.

O evento de lançamento, realizado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, reuniu o ministro do Turismo, Celso Sabino, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, o secretário nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Araújo, representando o ministro André Fufuca, e autoridades de Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai e Bolívia. Também esteve presente o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Patrick Corrêa.

Também foram anunciados os embaixadores da Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul: Washington Cerqueira, o Coração Valente, ex-atacante da Seleção Brasileira e atualmente presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT), e Delma Gonçalves, a Pretinha, pioneira do futebol feminino e uma das maiores artilheiras da Seleção Brasileira Feminina de Futebol.

“Precisava realmente ter uma rota do futebol, uma rota do museu do futebol, mostrar a história dos clubes, dos estádios, dos jogadores. Você vê um museu do Pelé, então você tem que colocar esse museu na rota, para que as pessoas venham conhecer, saber um pouco mais da história e poder estar convivendo com as medalhas, os troféus, os títulos que o Pelé conquistou, mas você vai no Maracanã, você tem outros jogadores também. Na Calçada da Fama, por exemplo, eu tive a oportunidade de botar meus pés na Calçada da Fama, então acho que é de muita valia para o turismo brasileiro e para o turismo sul-americano também esta rota do futebol”, avaliou Washington.

“O esporte e o turismo caminham juntos para fortalecer essa cultura nos países sul-americanos. Para mim, é muito gratificante ser embaixadora dessa ação”, disse Pretinha, duas vezes medalhista olímpica e vice-campeã mundial com a camisa da Seleção Brasileira Feminina de Futebol.

Segundo dados da FIFA e de órgãos oficiais de turismo, mais de 60% da população sul-americana se declara torcedora ativa de futebol, e os clubes locais movimentam não apenas torcidas, mas também amplos circuitos econômicos, culturais e turísticos.

Neste contexto, os estádios de futebol se destacam como espaços de encontro e de memória viva, onde se entrelaçam história, arquitetura, arte popular e emoção coletiva. Muitos deles contam com museus, centros de interpretação, visitas guiadas e infraestrutura para receber turistas nacionais e internacionais.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comenta a importância de promover os destinos brasileiros por meio do futebol. “A Embratur tem compromisso com a inovação e promover nossos destinos por meio do futebol, uma paixão comum aos brasileiros e aos nossos vizinhos sul-americanos, é um golaço. O futebol no Brasil é muito mais que um esporte, é a expressão da nossa cultura, da nossa brasilidade, do nosso jeito único de ser e isso tem tudo a ver com turismo. Só neste ano, as cidades brasileiras que fazem parte da Rota receberam mais de 3 milhões de turistas de Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. Não temos dúvida de que com essa nova rota e a promoção dela internacionalmente, mais turistas vão viver nosso futebol e experienciar a cultura brasileira”, afirma Marcelo Freixo

ESTRUTURA – A Rota nasce com o propósito de integrar os principais estádios do bloco que possuam valor simbólico, atratividade turística e capacidade receptiva. Os critérios de seleção incluem relevância histórica, oferta de visitas guiadas, museus ou centros de memória, além de acessibilidade e infraestrutura adequadas.

Participam desta primeira fase dezenas de estádios icônicos e museus do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. A lista inclui gigantes como:

Brasil: Maracanã, Allianz Parque, Neo Química Arena, Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Arena do Grêmio, Museu Pelé, Vila Belmiro, Arena Castelão, Estádio Mangueirão, Museu do Futebol, Museu do Flamengo, Museu do Botafogo

Argentina: La Bombonera, Más Monumental, Presidente Perón, Uno de La Plata, Gigante de Arroyito

Uruguai: Estádio Centenario de Montevideu

Paraguai: Museu CONMEBOL

Chile: Parque Estádio Nacional.

Bolívia: Estádio Hernando Siles e Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, Estádio Félix Caprile

COPA DE FUTEBOL FEMININO 2027 – Cinco dos estádios brasileiros incluídos na Rota serão palco de jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA 2027: Neo Química Arena, Mané Garrincha, Beira-Rio, Castelão e Maracanã. O evento acontecerá pela primeira vez na América Latina e terá jogos em oito capitais brasileiras. Os jogos serão realizados entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027.

O Governo do Brasil atua de forma integrada com estados, municípios e parceiros para garantir que a Copa do Mundo Feminina de 2027 seja um marco de desenvolvimento, inclusão e legado social.

Além do espetáculo esportivo, o Governo Federal tem discutido de forma interministerial os legados sociais do torneio, com foco em impulsionar o acesso de meninas e mulheres ao esporte, ampliar oportunidades no mercado de trabalho esportivo e fortalecer políticas públicas para o futebol feminino em todas as suas dimensões.

Fonte: Agência Gov