
Ensino técnico se consolida como alternativa para suprir falta de mão de obra qualificada
Com unidade em João Pessoa, Grau Educacional oferece cursos em diversas especialidade
23 de outubro de 2025
Mais de 2 milhões de vagas de emprego para o nível técnico devem ser abertas no país até 2025, segundo o estudo do Observatório Nacional da Indústria. A projeção reforça o papel estratégico da formação técnica na redução do desemprego e no fortalecimento da economia brasileira. Uma pesquisa da ManpowerGroup também revelou que 81% das empresas no Brasil enfrentam dificuldades para preencher vagas de nível técnico, devido à falta de profissionais qualificados. O dado acende um alerta sobre a importância de ampliar os investimentos em capacitação e formação profissional, consideradas soluções diretas para a escassez de mão de obra que impacta a competitividade nacional.
O ensino técnico é hoje uma das alternativas mais eficazes para inserir jovens e adultos no mercado de trabalho. De acordo com o estudo “Potenciais efeitos macroeconômicos com a expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil”, realizado pelo Itaú Educação e Trabalho, a ampliação dessa modalidade de ensino poderia elevar o PIB nacional em até 2%, além de contribuir para a redução das desigualdades sociais.
Ampliando oportunidades – O Grau Técnico, que possui unidade em João Pessoa, é a maior rede de ensino técnico particular do Brasil e se consolida como protagonista na formação de profissionais para o mercado de trabalho no Brasil. Com 150 unidades, presente nas cinco regiões do País, o Grau oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A instituição atende a crescente demanda por mão de obra qualificada, oferecendo cursos acessíveis, metodologia exclusiva e uma agência de empregos própria, que conecta os alunos diretamente às oportunidades disponíveis.
“Transformar vidas por meio da educação é o propósito que guia o Grau Técnico. Buscamos oferecer muito mais do que conhecimento em sala de aula: queremos preparar profissionais prontos para o mercado e conectá-los às oportunidades reais. Em um cenário de alta demanda por qualificação, investir no ensino técnico é investir no progresso econômico e social do Brasil”, afirma Patrícia Fernandes, gestora da unidade de João Pessoa.
Em João Pessoa, a unidade fica localizada na Avenida Princesa Isabel – 141, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30, e aos sábados, de 8h às 17h. Para mais informações, o Instagram é @grautecnico.joaopessoa ou entre em contato no (83) 99686-3882.