
Gira Cultura movimenta troca de livros e incentivo à leitura durante a Semana de Iniciação Científica
Evento nesta quinta-feira (23) permite troca de obras literárias entre alunos e comunidade; ação integra Semana de Iniciação Científica da instituição
23 de outubro de 2025
Um verdadeiro giro de conhecimento, histórias e descobertas literárias vai movimentar a Cesrei Faculdade nesta quinta-feira (23), a partir das 18h30, com a realização do Gira Cultura, um evento paralelo à Semana de Iniciação Científica (SICC). A ação tem como propósito incentivar o hábito da leitura e promover o compartilhamento de saberes entre alunos, professores e a comunidade acadêmica.
Durante o evento, os participantes poderão trocar livros, revistas, almanaques, quadrinhos e outros materiais literários, que estavam esquecidos nas estantes, por outras obras e novas possibilidades de leitura. O funcionamento é simples: quem doa um livro recebe uma ficha de troca, que poderá ser utilizada no dia do Gira Cultura para escolher qualquer outro título disponível. Ou seja, quanto mais doações, mais oportunidades de novas leituras.
De acordo com a professora Maria Zita Almeida, coordenadora do curso de Publicidade e do projeto, o Gira Cultura nasce como uma forma de resgatar o prazer da leitura física em tempos de consumo acelerado de conteúdo digital.
“A ideia é fazer com que os alunos redescubram o prazer de folhear um livro, de se encantar com o cheiro das páginas e de permitir que uma história passe de mãos em mãos. Queremos que os valores de troca e de valorização do conhecimento sejam vividos de forma afetiva e coletiva”, destaca a professora.
Mais do que um evento de troca, o Gira Cultura representa um movimento de partilha, incentivo à curiosidade e valorização da cultura, fortalecendo o compromisso da Cesrei com a formação crítica e humanizada de seus estudantes.
Na programação da SICC, também está o Cine Clube Cesrei, que aconteceu nessa quarta-feira (22) com a exibição de dois curtas do publicitário Diego Pontes: “Curta Temporada” e “Tecendo Histórias”, seguido de um debate com o cineasta. Já nesta quinta-feira (23), a programação continua com uma palestra do jornalista e escritor Mateus Araújo, que vai falar sobre a importância da leitura e da escrita e apresentar sua obra “A Bença: Memórias, pelejas e afetos nas veredas caririzeiras”, vencedora do Concurso Literário José Lins do Rêgo.