
Empreendedoras da capital participam da aula inaugural do programa “Elas Lideram”
Iniciativa da Prefeitura de João Pessoa em parceria com o Sebrae vai capacitar 30 mulheres para impulsionar o próprio negócio
2 de outubro de 2025
Trinta mulheres de João Pessoa que já têm um negócio próprio ou estão em processo de criar uma pequena empresa iniciaram, nesta quarta-feira (1º), a primeira capacitação do programa “Elas Lideram”. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de João Pessoa em parceria com o Sebrae/PB.
As participantes da turma pioneira do programa foram selecionadas através de um edital e terão aulas e mentorias gratuitas para evoluir os seus negócios ou iniciar a empresa, conforme o perfil de cada uma. A doceira Jaciara Ferreira trabalha com a comercialização de doces caseiros há seis anos. Com participação ativa nas vendas através das redes sociais e eventos na capital, ela conta que decidiu participar do programa para expandir a rede de contatos da empresa e melhorar os processos de produção e vendas. “As mentorias e aulas vão despertar em mim o desejo de fazer parte de um grupo que sei que vai trazer mais conhecimento e agregar a minha empresa”, acrescentou a empreendedora.
É justamente proporcionar capacitações de qualidade que tragam retorno para os empreendedores que o Sebrae/PB está no apoio do programa municipal, conforme destacou o diretor técnico da instituição, Lucélio Cartaxo. “É mais uma capacitação do Sebrae exclusiva para as mulheres. Elas vão ter todo o acompanhamento técnico para que possam desenvolver os seus negócios, ampliar as redes de contato, gerando emprego e renda para as suas famílias”, disse o diretor.
O vice-prefeito da capital, Léo Bezerra, reforçou a importância do Sebrae/PB em mais uma ação de promoção ao empreendedorismo e desenvolvimento social para a população. “Em quase todas as ações de empreendedorismo que desenvolvemos em João Pessoa temos uma parceria com o Sebrae, que busca sempre inovar e estar de portas abertas para a Prefeitura de João Pessoa”, frisou o gestor. O evento de abertura do “Elas Lideram” contou ainda com a presença do secretário do de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Bruno Farias.
O programa
A capacitação terá duração de dois meses, com encontros presenciais e online, mentorias individuais, formações e atividades de networking. A metodologia aplicada será o ‘Efeito Furacão’, desenvolvida pela Be.labs, que utiliza ferramentas do design thinking para potencializar ideias de negócios liderados por mulheres.
Durante as aulas, as participantes terão orientações sobre mentalidade empreendedora, inovação, finanças, aspectos jurídicos, marketing digital, elaboração de plano de negócios e preparação para apresentação de projetos. Além disso, as alunas terão suporte para abertura de MEI, acesso ao microcrédito orientado ‘Eu Posso’ e apoio na criação de identidade visual para seus empreendimentos. “Queremos formar e capacitar as mulheres que empreendem, sejam informais ou que tenham CNPJ, para que elas possam buscar algum financiamento para poder alavancar o negócio cada vez mais”, acrescentou a analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara.
Fonte: Sebrae-PB