logo paraiba total
logo paraiba total
vanessa
Foto: Divulgação

Wanderlust Aí Vamos Nós e as aventuras engraçadas durante a viagem

Vanessa de Melo compartilha perrengues divertidos com pet na Europa, hospedagem inusitada na Espanha e costumes locais que surpreenderam durante passeios

1 de outubro de 2025

Olá Viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Por aqui sonhando com a Itália, mas ainda nada definido. E por falar em indefinições, já viveu algo engraçado durante suas viagens? geralmente o inesperado rende adrenalina e muitas gargalhadas depois de viver aquele perrengue.Tem um ditado que diz: quem viaja tem história para contar e é a mais pura verdade.

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje traz algumas histórias curtas sobre algumas aventuras que vivemos em viagens que na hora nos deixaram meio nervosos, mas que depois rimos das situações.

Quem vê foto não faz ideia como foi para conseguir estar naquele momento do clique, mas quem viveu tem história e muitas vezes engraçadas. Lembro em 2022 quando viajei com minha madrinha e tivemos que levar a Ágata junto, viajar com pet sempre tem aventuras garantidas. Para poder jantar, às vezes nossa madrinha de casamento ficava com a Ágata no alojamento e na base de biscoitos se comportava. Outras vezes íamos todos juntos e a carinha fofa da Ágata pedia para comer tudo. E o ar condicionado no verão é sempre bem vindo, mas nem sempre está localizado onde deveria. A Ágata esperta ficava na sala onde tinha um fresquinho do eletro e nós em quartos com ventiladores que apenas circulavam ar quente.

A Ágata adora passear e viajar de carro, e se cansa depois de desbravar muitos pontos turísticos, mas enquanto faz isso atrai muita atenção, é muito bonita e uma história engraçada foi quando paramos para descansar e meu chapéu estava virado para cima e uma pessoa quase colocou uma moeda para ela. Outra vez, ela estava se esfregando na grama e um grupo de espanholas começou a gravar a cena dando muitas risadas.

Envolvendo perrengues tenho essa história para contar: nem sempre as hospedagens são exatamente as descritas em fotos e devemos observar comentários para sentir um pouco da realidade de quem lá esteve. Uma vez, viajávamos meu marido, minha sogra e eu para Sevilha na Espanha. Ao chegar no alojamento, antes da hora, tivemos problemas para entrar e quando conseguimos, para nossa surpresa era uma república de jovens. Vários quartos até confortáveis como a foto mostrava, mas o banheiro era compartilhado, até aí normal, mas o ambiente era livre demais e pessoas passeavam só de toalha pelo lugar e meu marido surtou. Pedimos para sair, mas tivemos que ficar uma noite, eram duas. Eu até errei de banheiro e fui parar no masculino, depois sai correndo antes que entrasse alguém. Na hora foi muita confusão, mas depois renderam boas risadas.

Outra lição é que a cultura do lugar pode deixar você sem graça na hora, por isso é bom se informar sobre costumes dos lugares que vai visitar para evitar problemas. Algumas vão ser motivos de humor, mas outras podem ser chatas de verdade. Um costume em Portugal é que as pessoas são literais então quando perguntar se existe algo que deseja naquele restaurante, se certifique que também pediu para que o funcionário te traga.  Por exemplo: tem água fresca? Sim, tenho senhora. E ele não vai trazer a não ser que você peça. Deixe claro o que desejas.

Na Espanha é comum as refeições e restaurantes terem horários diferentes daqueles no Brasil. Em algumas cidades se você quer comer algo às 17 horas pode ser que esteja tudo fechado, inclusive a siesta (ato de descansar depois do almoço e horário do ponto alto do sol e do calor no verão), tudo fecha e as pessoas somem. Só volta a funcionar às 18 ou 19 horas, alguns apenas às 20 horas. E esse fato que pensávamos ser lenda quase nos fez ficar com fome. Eram 16h30 na Plaza Mayor de Cáceres e simplesmente quase todos os lugares estavam fechados. Tínhamos viajado umas 5 horas e estávamos cansados e com fome, depois de muitas placas de Volto Já e só abrimos às 20, encontramos um bar de tapas para tapear a barriga. Vendo nossa cara, o funcionário nos explicou e riu da nossa experiência. Quando a noite chegou a praça se encheu de vida com muitas pessoas e comidas variadas. Foi engraçado ver como a energia muda depois da siesta.

Não sei você viajante, mas nós por aqui temos muitos relatos engraçados, gostaria de saber dos seus! Por fim, nem sempre temos o lugar exato daquela foto que queremos fazer e andamos muito mais que deveria para encontrar os spot dos sonhos. Estávamos em Setenil de las Bodegas, um calor enorme, muitas ladeiras e nada de encontrar a rocha que possuía uma vila de casas construída embaixo dela, depois de andar horas descobrimos que pegamos o lado errado e que por isso estávamos do outro lado da cidade. Demos a volta e conseguimos encontrar o lugar, muito lindo por sinal, valeu. E teriam muitos outros perrengues para contar. E você Viajante, já se meteu em perrengues durante a viagem que viraram histórias divertidas para contar? Quero saber hein! Deixa nos comentários!

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós com drops de histórias divertidas fica por aqui! Semana que vem tem mais! Até lá!

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.

Fonte: Vanessa de Melo