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Foto: Divulgação

MONIN inaugura fábrica no Brasil e inicia novo capítulo de expansão na América Latina

Com investimento de R$ 400 milhões, empresa francesa fortalece presença local e leva criatividade brasileira ao mundo

1 de outubro de 2025

A MONIN, multinacional francesa com mais de 100 anos de história e referência global em sabores para gastronomia e coquetelaria, inaugura oficialmente sua primeira fábrica no Brasil, localizada na cidade de Itu (SP). Com um investimento de R$ 400 milhões, 100% autofinanciado, a nova unidade simboliza um marco estratégico na expansão da empresa na América Latina – e um gesto simbólico de enraizamento no país.

Instalada em um terreno de 132 mil m², com 28 mil m² de edificações na primeira fase, a fábrica é a sétima unidade global da MONIN e foi concebida para abastecer o mercado brasileiro e latino-americano, com produção local de cerca de 100 itens do portfólio global já no primeiro ano. Em menos de seis meses, mais de 1 milhão de garrafas foram produzidas no Brasil.

“Produzir localmente acelera nossa capacidade de criar, adaptar e entregar. Estamos mais próximos dos bartenders, baristas, chefs, produtores e consumidores – e isso nos conecta à criatividade viva que emana do Brasil”, afirma Alexandre Boyer, diretor geral da MONIN Brasil.

Além da inovação e da expansão comercial, a nova sede da MONIN se destaca por seu projeto arquitetônico e paisagístico, pensado como uma expressão física da cultura da marca: um espaço onde convivem técnica e sensibilidade, escala e artesanato. Esse espírito está simbolizado no mural monumental do artista Guilherme Kramer, o maior já feito em sua carreira, que cobre a fachada principal e evoca a reconciliação entre tradição e futuro.

Olivier Monin, CEO global da Monin, Alexandre Boyer, diretor geral da Monin no Brasil e Emmanuel Lenain, embaixador da França no Brasil, ao lado de convidados durante a inauguração da nova fábrica da companhia no BrasiI. Imagem/ Sean Vadaru

Sustentabilidade e impacto positivo

A fábrica foi projetada com foco em eficiência hídrica e energética, com reaproveitamento de resíduos e preservação de 30 mil m² de área verde. A operação já gera mais de 200 empregos diretos e 500 indiretos e, em breve, será sede de iniciativas de responsabilidade social em temas como educação, agrofloresta, regeneração de terras e valorização da cultura local.

Cerca de 95% dos insumos utilizados são adquiridos no Brasil, fortalecendo cadeias produtivas locais, desde embalagens até frutas e ingredientes. “Este projeto mostra que é possível crescer no mundo mantendo o espírito familiar. No Brasil, encontramos talento, biodiversidade e criatividade que enriquecem a MONIN. Hoje, podemos dizer que a MONIN se tornou brasileira”, afirma Olivier Monin, CEO e neto do fundador.

Perspectivas de mercado

Presente no Brasil desde 2015 e já atuando em mais de 40 mil bares, cafeterias e restaurantes, a MONIN agora amplia sua presença no varejo e aposta no crescimento de novas categorias, como os mocktails (drinks sem álcool). Segundo a IWSR, esse segmento cresce 7% ao ano no mundo e vem ganhando força entre consumidores brasileiros.

Globalmente, o setor de xaropes e soluções aromáticas movimentou US$ 27,5 bilhões em 2024 e deve superar US$ 41,4 bilhões até 2032, com crescimento anual médio de 5,25%, de acordo com a consultoria Data Bridge.

A nova fábrica reforça o compromisso da MONIN com a inovação, a diversidade sensorial e o respeito ao território — princípios que norteiam não apenas sua expansão global, mas também sua profunda integração com o Brasil.

Fonte: Assessoria