
ConheCER 2025: Seminário Internacional de Educação Empreendedora tem mais de 900 inscritos na Paraíba
Evento acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro, no Intermares Hall, em Cabedelo
1 de outubro de 2025
Discutir, refletir e fazer proposições sobre o futuro da educação. Esse é um dos objetivos do Seminário Internacional ConheCER, que chega ao estado da Paraíba na próxima quinta-feira (2), com o intuito de protagonizar importantes momentos de debate com a participação de educadores, gestores públicos e especialistas em assuntos diversos. Promovido pelo CER – Polo Sebrae de Educação Empreendedora, a programação já conta com mais de 900 inscritos.
Em sua oitava edição, o tema principal se concentra na abordagem da “Educação Empreendedora – um Novo Olhar para o Ensino Brasileiro”, e promete gerar reflexões positivas sobre o futuro do ensino e quais caminhos devem ser construídos para consolidação de uma educação transformadora. O acesso à programação é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/conhecer-2025-seminario-internacional-de-educacao-empreendedora/3103664?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com&referrer=pb.agenciasebrae.com.br.
De acordo com a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, o seminário é uma oportunidade estratégica voltada ao crescimento dos educadores paraibanos, considerando que a programação ocorre sempre em estados diferentes e apenas uma vez ao ano. “É uma experiência para conhecer esse novo olhar sobre o ensino brasileiro e discutir questões como saúde emocional e a própria realidade da inteligência artificial como ferramenta de integração para o ensino”, enfatiza.
O momento de abertura do Seminário Internacional ConheCER na Paraíba está programado para acontecer na quinta-feira (2) com destaque para apresentação do painel abordando o tema principal do evento. O debate será mediado por Ana Rodrigues e contará com a participação do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, do superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, do superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, e do professor e pesquisador canadense, Louis Jacques Filion.
No mesmo dia, a programação reserva várias palestras com nomes de destaque no cenário mundial da educação empreendedora, a exemplo do escritor norte-americano especialista em mentalidade empreendedora, Gary Schoeniger, que atua promovendo o potencial empreendedor em salas de aula, organizações e comunidades em todo o mundo; da cientista de dados Zaika Santos, especialista em inteligência artificial, pesquisadora de tecnologias emergentes e artista multimídia e Carla Tieppo, neurocientista que atua na área de competências socioemocionais.
Os participantes também terão a oportunidade de conhecer casos de sucessos e acompanhar o desenvolvimento de oficinas. “É um evento que está todo pautado nesse viés do ressignificar a questão do ensino brasileiro, trazendo como pauta principal, o entendimento que o aluno deve ser o centro da proposta da aprendizagem. É preciso refletir sobre esse protagonismo para que o aluno construa sua própria história e o professor seja o meio para que tudo aconteça”, complementa Humara Medeiros.
A programação completa do Seminário Internacional ConheCER pode ser consultada no site: https://conhecer.sebraemg.com.br/
Educação em pauta
Em paralelo ao Seminário Internacional, o Sebrae/PB também vai sediar outros três eventos importantes para o setor, envolvendo representantes da instituição de todo o país. No dia 1º de outubro será realizado o Encontro e capacitação de gestores das Unidades de Educação Empreendedora do Sebrae. No dia 2, a programação segue com o Encontro do Ecossistema de Educação Empreendedora. Já no dia 3, acontecerá o Encontro da Governança do Polo CER do Sebrae.
CER Polo Sebrae de Educação Empreendedora
O CER – Polo Sebrae de Educação Empreendedora é uma plataforma (https://cer.sebrae.com.br) que reúne conteúdos, estudos, pesquisas e ferramentas, criada com o propósito de disseminar e promover a educação empreendedora, inspirando educadores a transformarem o cenário educacional do país.
Em um mercado cada vez mais dinâmico e complexo, com desafios contínuos e a transformação digital, o CER se propõe a ser um hub de conteúdo e conhecimento, voltado a educadores, gestores e estudantes, e promovendo um processo de ensino-aprendizagem mais ativo, inovador e digital.