
Balé Popular de Alcantil estreia espetáculo “Raízes” em CG e participa da 9ª Semana Criativa de Tiradentes/MG
Grupo apresenta danças tradicionais como reisado, maracatu e xaxado no Teatro Severino Cabral; depois segue para festival em Minas Gerais
26 de setembro de 2025
O Balé Popular de Alcantil volta ao palco do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, para estreia nacional do Espetáculo Raízes da Cultura Popular.
O espetáculo é uma celebração das tradições nordestinas, reunindo ritmos como reisado, maracatu, xaxado, coco de roda, caboclinho, cavalo-marinho, frevo e forró, em uma coreografia que exalta a ancestralidade, a resistência e a identidade popular.
No palco, “Raízes” dá vida a uma vibrante sequência de danças populares que refletem a alma do povo nordestino. A coreografia celebra o reisado, maracatu, xaxado, coco de roda, caboclinho, cavalo-marinho, frevo e o forró, traduzindo em movimento a energia, a fé e a resistência das comunidades que mantêm vivas essas expressões. Cada ritmo é apresentado com autenticidade e emoção, evocando a força da tradição e a beleza da identidade popular.
Mais que uma apresentação de dança, “Raízes” é um ato de celebração e resistência cultural, um convite para o público vivenciar os ritmos, os gestos, as cores e as histórias que moldam a identidade nordestina.
Livre para todas as idades, o espetáculo tem como missão fomentar a valorização da cultura popular e salvaguardar aquilo que temos de mais precioso: nossas Raízes. Para o Balé Popular de Alcantil, esta montagem representa um marco de grandiosidade artística e afetiva, reafirmando o compromisso do grupo com a memória cultural do nosso povo e com a continuidade das tradições que nos definem enquanto comunidade.
Mais do que um espetáculo, “Raízes” é um manifesto dançado, um reconhecimento das heranças culturais que nos sustentam e um grito poético de pertencimento.
O espetáculo tem estreia nesse domingo 28 de setembro às 20h no Teatro Municipal Severino Cabral em Campina Grande com entrada gratuita. A montagem, que também marca os 28 anos do grupo, é uma realização Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado Paraíba e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Alcantil, através da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, do Centro Cultural Meninos de Alcantil, Pacto Novo Cariri e SEBRAE.
Após a temporada de estreia o Balé Popular de Alcantil representará a Paraíba de 15 a 19 de setembro da 9ª Semana Criativa de Tiradentes – Minas Gerais e em seguida participa do VII FIFAC – Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri de 26 de outubro a 06 de novembro em Taperoá -Paraíba com presença de grupos de 06 países.
Ainda em 2025, Raízes circulará por cidades paraibanas, com apresentações confirmadas em Alcantil, Santa Cecília, Riacho de Santo Antônio, Barra de Santana e Caturité, nos meses de novembro e dezembro.
No elenco nomes já bem conhecidos do publico como Cas Silva, Carla Jaqueline, Maria Juçara, Vanesa Rafaela, Ramon Costa, Irlane Rafaela e Sophia Marques, Iluminação de Napoleão Gutemberg e Coreografia do Coletivo Manifesto Cultura Popular, Produção de Handel Melo e Assistência de Produção de Leonardo Vicente e Livia Almeida, Fotografia de Rondinelle de Paula e Kauan Arruda.
Para o Balé Popular de Alcantil, o espetáculo simboliza não apenas um marco artístico, mas um manifesto em defesa da valorização da cultura popular.
Fonte: Assessoria