logo paraiba total
logo paraiba total
alpargatas
Foto: divulgação

Programa de Trainee 2026 da Alpargatas será voltado para áreas Industrial e Supply Chain

Companhia tem oportunidades para São Paulo, Minas Gerais e Paraíba, com inscrições abertas até 6 de outubro

25 de setembro de 2025

A Alpargatas, dona dos icônicos chinelos Havaianas, abriu inscrições para o Programa de Trainee 2026. As vagas são vagas focadas nas áreas de Supply Chain e Industrial, com oportunidades na sede da companhia, em São Paulo, e também nas fábricas de Campina Grande (PB), Santa Rita (PB) e Montes Claros (MG). As inscrições seguem até 6 de outubro.

Os benefícios incluem plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, Wellhub, descontos em produtos Havaianas e day-off no mês do aniversário. Os trainees da sede recebem vale-refeição, e os industriais têm acesso ao refeitório da fábrica. O salário inicial é de R$ 7.350 no primeiro ano do programa.

Os aprovados ainda têm acesso à ALU (Alpa Learning Universe), a universidade corporativa da companhia, com diversos cursos e treinamentos. O acompanhamento é reforçado com feedbacks estruturados, promovendo desenvolvimento contínuo.

“O programa de trainee é um pilar importante na Alpargatas. Por meio dele, preparamos jovens para a futura liderança da companhia, com aprendizado contínuo e resolução de problemas reais que fazem parte do nosso dia a dia. Além, claro, de ser porta de entrada para jovens talentos que desejam iniciar sua carreira na empresa que produz as Havaianas, uma das marcas mais admiradas do Brasil”, analisa o vice-presidente Global de Pessoas e Gestão, Marco Vidal.

Processo seletivo e requisitos

O Programa de Trainee é aberto para todas as pessoas que finalizarem a graduação entre dezembro de 2021 e dezembro de 2025 e com inglês a partir do intermediário. Para Supply, podem se candidatar pessoas de todos os cursos, exceto os da área da Saúde, e os trainees terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em áreas como Logística, Planejamento de Demanda, Customer Service, Procurement e Mercados Internacionais. Já para o Industrial, é preciso ter graduação em Engenharia e serão aprofundados conhecimentos em áreas como como Produção, Manutenção, SSMA, Qualidade, Engenharia Industrial, PCP e Controladoria.

A duração do programa é de um ano. No escritório, o modelo é híbrido, com ida à sede da Alpargatas, localizada no bairro do Morumbi, três vezes por semana. Nas fábricas, é necessário ter disponibilidade para trabalhar presencialmente. Os dois formatos têm carga horária de oito horas diárias.

As inscrições podem ser feitas pelo link Link. Após isso, o candidato passa por mais quatro etapas, a serem realizadas ainda este ano. São elas: testes online, dinâmica cultural, case Alpa e painel com a liderança.

Os aprovados iniciam uma trilha de desenvolvimento composta por cinco passos: onboarding (uma imersão na cultura da Alpargatas e suas marcas); job rotation (oportunidade de desenvolver uma visão sistêmica e aprimorar habilidades); desenvolvimento de projetos (execução de ideias que trarão impacto direto no cumprimento das metas da empresa, com base em ferramentas e metodologias ágeis de gestão de projetos); fechamento do programa (apresentação do projeto em encontro global, com a presença da alta liderança e convidados); e desenvolvimento (uma trilha que fortalece os pilares hard skills, soft skills, metodologias ágeis, sistemas de gestão e liderança).

“Temos um foco muito forte no desenvolvimento dos talentos, com uma trilha bem definida e alinhada às nossas estratégias, com job rotations entre diferentes áreas, contato contínuo com a alta liderança da empresa, além de diferentes treinamentos e especializações. Dentro da Alpa, nosso dia a dia é guiado pela nossa cultura dinâmica, leve, criativa e colaborativa e por ações que suportam nossos pilares estratégicos de foco e competitividade e desenvolvimento sustentável, inspirando as jornadas desses jovens talentos”, finaliza Marco Vidal.

Fonte: Assessoria