
Paraíba realiza Campanha de Vacinação contra Raiva Animal neste sábado (27)
Meta é imunizar 820 mil cães e gatos em todo o estado; João Pessoa e Campina Grande oferecem teste rápido e castração
23 de setembro de 2025
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, promove o dia D de Vacinação contra a Raiva Animal, neste sábado (27). Em toda Paraíba, a vacina será ofertada em mais de 600 postos de vacinação espalhados nos 223 municípios, das 8h às 17h.
Em João Pessoa e Campina Grande, por meio de uma ação conjunta com a Gerência Operacional de Políticas Públicas da Causa Animal, serão ofertados Teste Rápido para Leishmaniose, castração e cadastro para castração. Na Capital, será no Bairro do Rangel, na Praça da Amizade, na Avenida Dois de Fevereiro e em Campina Grande, será no bairro do Cruzeiro, na Praça da Avenida Av. Juscelino Kubitschek, s/n.
De acordo com o chefe da Área Técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Assis Azevedo, a meta é imunizar 820.532 animais, sendo 602.378 cães e 218.154 gatos. “Para atingirmos essa meta, serão mobilizados, aproximadamente, 1.600 profissionais de saúde em todo estado”, informou.
Durante os preparativos para a campanha, foram realizadas reuniões na sede das 12 Gerências Regionais de Saúde, e municípios correspondentes repassando as informações sobre a operacionalização da campanha, visando uma boa cobertura vacinal, período da ação, informes técnicos e tirando dúvidas junto aos técnicos dos diversos municípios.
Assis destacou que o último caso de raiva canina ocorrido na Paraíba foi no ano de 2021. “Na campanha, serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis na proporção de uma seringa e uma agulha para cada animal vacinado, propiciando uma melhor qualidade no serviço, evitando possíveis contaminações”, reforçou.
Para a gerente operacional de Políticas Públicas da Causa Animal, Fabíola Rezende, a mobilização junto com a Vigilância vai permitir a qualificação dos serviços. “No Dia D, estaremos juntos com a equipe da Vigilância para ampliar a oferta dos serviços com o objetivo de proteger os cães e gatos do nosso estado. Uma demonstração do Governo da Paraíba de levar a política pública da causa animal do Litoral ao Sertão”, declarou.
A Paraíba não registra caso de raiva humana transmitida por cães (Variante 1 e 2) há 26 anos. Os últimos casos da doença na Paraíba em humanos ocorreram em 1999, cujo animal agressor foi o cão, nos municípios de Queimadas e João Pessoa.
Os últimos casos de raiva humana ocorridos na Paraíba com variante de outras espécies animais foram em 2015, no município de Jacaraú, onde o animal envolvido no acidente foi um felino, porém o vírus identificado foi o da Variante 3, oriundo dos morcegos hematófagos e o outro foi no ano de 2020 no município de Riacho dos Cavalos, tendo como animal agressor uma raposa, da variante oriunda dos canídeos silvestres.
Fonte: Secom PB