A Paraíba celebra um feito notável: 129 professores e gestores educacionais foram selecionados para a etapa estadual do Prêmio Educador Transformador. Essa iniciativa, fruto de uma parceria entre o Sebrae Nacional, o Instituto Significare e a Bett Brasil, visa reconhecer e valorizar projetos que utilizam o empreendedorismo e a inovação como ferramentas para impulsionar a educação no estado.
Os projetos selecionados demonstram o forte engajamento dos educadores paraibanos em buscar soluções inovadoras para os desafios diários enfrentados por alunos e pela comunidade escolar. A capacidade dos participantes em identificar problemas práticos e apresentar ideias de soluções inovadoras foi o principal critério de seleção.
O estado se destacou e teve projetos selecionados em todas as três categorias do prêmio: Inovações Pedagógicas e Metodologias Ativas (exclusiva para professores); Gestão Educacional Transformadora (exclusiva para gestores); Inclusão e Sustentabilidade na Educação (para professores e gestores).
A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, comemorou o desempenho dos professores. “Foi ótimo. Todas as regiões da Paraíba foram bem representadas nessa seleção. Para nós, esse resultado mostra a necessidade dos professores em apresentar soluções para os desafios que eles têm na escola, com os estudantes ou na própria rede de ensino, além de ser um instrumento de reconhecimento pelo ecossistema da educação”, afirmou.
Ela ressaltou ainda o avanço da cultura da educação empreendedora nas escolas paraibanas e enfatizou a importância do prêmio para a disseminação de uma nova mentalidade educacional. “O prêmio consolida a visão de que a cultura empreendedora é um pilar fundamental para o ensino e, com isso, serve de exemplo para todo o Brasil”, concluiu.
Os projetos aprovados agora seguirão para uma jornada de capacitação rumo à etapa estadual do prêmio. Nessa fase, um vencedor de cada categoria será escolhido para representar a Paraíba na etapa nacional do prêmio.