logo paraiba total
logo paraiba total
cabaceiras
Foto: Divulgação

Economia Criativa: Paraíba desenvolve roteiro turístico criativo no Cariri com foco em experiências únicas no Bioma Caatinga

Regina Amorim fala sobre Circuito que une seis municípios em raio de 50 km com oferta de gastronomia regional, aventura, produção artesanal e belezas naturais do semiárido

22 de setembro de 2025

A Paraíba se prepara para ser o primeiro estado do Brasil, 100% turístico, com foco no turismo criativo e colaborativo, unindo seus 223 municípios em rotas e roteiros turísticos, com um olhar especial para os segmentos da economia criativa.

É com eles que se cria diferencial turístico para agregar valor às experiências singulares e autênticas de cada município e atrair milhões de turistas por ano. A economia criativa junto à economia do turismo, gera oportunidades e roteiros diferenciados que proporcionam aos visitantes experiências inusitadas e inspiradoras, com aquele gostinho de querer ficar mais tempo no lugar.

Recentemente visitei a região do Cariri paraibano, para acompanhar um novo roteiro, interligando os municípios de Boqueirão, Caturité, Barra de Santana, Queimadas, Boa Vista e Cabaceiras, em um raio de 50 km de distância entre eles. Esse roteiro pode ser vivenciado por turistas que buscam diversidade cultural, turismo no meio rural, aventura, gastronomia regional, produção associada ao turismo, belezas naturais e excelentes momentos de lazer, com negócios incríveis, recebendo a energia do Bioma da Caatinga, que naturalmente traz bem-estar, curiosidades e histórias de um povo empreendedor, acolhedor e resiliente. Todas as cidades estão sendo inseridas no Mapa do Turismo – MTUR e as atividades turísticas, no CADASTUR – Cadastro Nacional de Turismo.

No açude de Boqueirão vivenciei o passeio de catamarã à tarde, com um piloto capacitado e Arthur do Sax ao vivo, até à Pousada Ilha do Sol. Um lugar de beleza única que oferece um café regional à sombra das árvores e que nos deixa a sensação de quero mais! Na volta apreciamos o pôr do sol mais lindo, refletido nas águas do imenso açude de Boqueirão. Em Caturité, o restaurante Pedra do Tanque oferece entretenimento, com trilhas ecológicas, passeio a cavalo e uma deliciosa gastronomia regional. A produção artesanal de queijos de manteiga e de coalho é destaque no roteiro.

Para os viajantes de bicicleta, Caturité já tem o ponto de encontro no Café Bike, com estrutura de banheiro, parada para o lanche e a sinalização indicando o Lajedo Pai Mateus a 31km, o Lajedo do Marinho a 28km e a Pedra do Altar a 30km. Próximo ao Café Bike está a CAPRICOL – Cooperativa de Produtores de Caprinos e Ovinos do Cariri Oriental, com maquinário industrial para a produção de queijo muçarela, uma inovação para a região.

Ainda em Caturité a visita ao Centro de Tecnologias para Convivência com o Semiárido que dispõe de mais de mil árvores exóticas da Caatinga, plantadas para manter o clima sempre úmido e mais fresco. Também um sistema de captação e armazenamento de água para recomposição do viveiro de mudas, que contribui para o turismo responsável.

Barra de Santana tem localização privilegiada, que já nos recebe com um restaurante de qualidade e cardápio regional, à margem da rodovia. Recanto Santana tem a excelente loja da produção associada ao turismo que encanta os visitantes. O município é conhecido pela Trilha da Pedra do Altar que é um verdadeiro santuário de beleza natural, vegetação preservada e relevo, para os turistas apaixonados por aventura e consciência ecológica.

Queimadas se prepara para oferecer turismo de aventura aos portadores de necessidades especiais e isso representa um grande diferencial para o destino turístico. Natureza, aventura e gastronomia regional estão presentes em todo o território. Inesquecível é fazer a trilha da APA do Cariri em Boa vista – PB, que inclui a furna dos “Tapuia”, a Pedra da Sexualidade Feminina, Cânions da Pedreira Gonzaga e uma comunidade quilombola.

Cabaceiras, em breve, inaugura o resort Rancho da Ema do Cariri paraibano, para atender aos turistas que buscam entretenimento diferenciado. A criatividade do músico Dudu é um exemplo fantástico de economia circular na produção de instrumentos musicais. Os cenários de filmes e o final da tarde na cafeteria Dona Inácia, somam com personagens criativos e música ao vivo, tornando o momento inesquecível e prazeroso.

Enfim, posicionamento estratégico, qualidade e valor agregado é o próprio charme das experiências turísticas do Cariri, na parceria com Empreendedores, Sebrae, Governos Estadual e Municipais.

Regina Amorim

Foto: Linkedin

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

 

Fonte: Regina Amorim